Qual dieta da moda devo seguir?
São tantas dietas que estão na moda que, sinceramente, vejo que não estão ajudando muito as pessoas e sim as colocando numa neurose e medo descabido de comer. Diariamente, redes sociais impõem modas alimentares que em longo prazo estão tornando o momento de comer uma batalha cheia de dúvidas e a total perda do prazer em se alimentar.
Paleo? Low-carb? Jejum? Sem lactose? Sem glúten? Aí você opta por uma delas e, amanhã, bem a que você escolhe não está mais “bombando”, troca-se, então, a forma de alimentar pelo novo cardápio da moda nas redes!
Até agora, só frustrações em cadeia e a dificuldade de se manter bem alimentado que tem sido uma constante entre as pessoas. Sem falar na falta de nutrientes essenciais para a manutenção da saúde. Primeiramente, temos o dever de nos nutrir de informações confiáveis e procurarmos ajuda de profissionais especializados no assunto para que essa onda das dietas de redes sociais não devore nossa saúde. Todas as dietas “modernas” para que sejam funcionais e não deletérias, devem se adequar a você! Quantidades ideais, qualidade do que se ingere e harmonia com seu organismo! Atente-se para essas leis de uma boa alimentação! Qualidade, quantidade, adequação e harmonia!
Muitas vezes, seguir essas leis parece uma tarefa impossível, com tantas “novidades dietéticas”. Sendo assim, cada organismo tem suas particularidades e deve ser respeitado a fim de ser nutrido de acordo com suas necessidades específicas, sendo que pessoas portadoras de alguma morbidade ou deficiências nutricionais devem ter maior cuidado com a harmonia dos alimentos com seu estado de saúde.
Afinal, por que nos alimentamos então? Comemos para que nosso corpo esteja bem nutrido, saudável e, sim, para que este momento seja prazeroso e muitas vezes, acompanhando reuniões, momentos de união familiar e, por que não romance? O radicalismo e moda nutricional de nada valem se sua alimentação se tornar um tormento.
Apenas um profissional qualificado pode fazer o diagnóstico nutrológico do que está, de fato, na moda para seu corpo que deve ser nutrido e respeitado de acordo com seu estado de saúde, idade, patologias de base, níveis de atividade física e composição corporal.