Quais são as doenças da Próstata?
A próstata é um órgão exclusivamente masculino, de localização pélvica, com função de nutrir os espermatozoides. É dividida em três regiões: zona central, periférica e de transição. A glândula prostática pode ser acometida por três patologias, mais comumente: hiperplasia benigna da próstata (HPB), prostatite e câncer de próstata.
Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB) - ocorre com maior frequência em pacientes por volta da quarta década de vida, sendo diretamente relacionada à ação hormonal masculina. O paciente com HPB pode apresentar sintomas irritativos (ardência miccional, aumento na frequência urinária, sangramento na urina) ou obstrutivos (sensação de esvaziamento incompleto da bexiga urinária após a micção, gotejamento terminal, dificuldade para iniciar a micção e jato urinário fraco).
Prostatite
Caracteriza-se pela inflamação e infecção da glândula prostática. Pode ter origem hematogênica ou ascendente. O paciente pode apresentar dor na região perineal, febre, ardência miccional, aumento da frequência urinária, alteração no aspecto, coloração e odor da urina.
Câncer de Próstata
O carcinoma de próstata é uma neoplasia maligna de grande frequência entre os homens e seu diagnóstico tem aumentado com o envelhecimento da população. O tipo histológico mais comum é o adenocarcinoma, com maior incidência na zona periférica da próstata. Pode estar associado ao HPB, mas não se desenvolve a partir deste. Trata-se de uma doença silenciosa, uma vez que os pacientes podem demorar para apresentar sintomas associados à neoplasia.