Psoríase e Vitiligo
Muito mais que doenças da pele, são doenças que abalam a vida emocional dos seus portadores
Para sermos saudáveis, temos que eliminar por completo todos os sentimentos e ressentimentos que nos reprimem e nos perturbam; o que é praticamente impossível. Raiva, culpa, medo, falta de perdão, falta de gratidão, excesso de angústia, preocupação, timidez, etc. são fatores que nos levam à doença.
Como combater tudo isso? Precisa ser herói ou heroína.
As doenças sempre existiram, porque ninguém consegue ser herói ou heroína por toda vida. Qualquer doença é um sinal tardio de que algo não vai bem há muito tempo na vida real de uma pessoa. Esse dado é muito importante que o paciente relate ao doutor e o doutor tome isso como dado principal. A Psoríase e o Vitiligo são doenças somente do paciente, porque ambas não são contagiosas. Para os portadores isso não lhes interessa, porque para eles isso é devastador e cruel. O tempo todo, levando-o ao descontrole total emocionalmente.
Para esses doentes é uma guerra total, ultrapassando os limites do ser humano. Não é nada fácil conviver com a Psoríase e o Vitiligo, trazendo inseguranças. A autoimagem fica totalmente destruída. Como esquecer desse mal, se ele anda o tempo todo com a gente, diferentemente da maioria das doenças que ficam dentro do nosso próprio corpo e não as vemos ao nos despir, tomar banho, ou olhar no espelho? Esses pacientes são verdadeiros heróis e como tal devem ser respeitados por toda a família, amigos e profissionais, para minimizar suas dores. Sempre que possível compactuar com a sua dor, se ele expressar essa tortura. Felizmente, existem vários tratamentos que ajudam e dão trégua ao paciente por um bom tempo.
Podem ser tratadas com a Fototerapia
A Psoríase apresenta lesões com descamação da pele em áreas avermelhadas. O Vitiligo se apresenta através de manchas cor de leite. As duas causam problemas psicológicos e sociais, muitas vezes, devastadores, principalmente quando localizadas em áreas expostas do corpo.
Quando isso acontece, ninguém consegue esconder ou disfarçá-las, ficando difícil a aceitação até do portador, que permanece em contato direto com sua visualização através do seu próprio corpo. Nenhuma das duas é contagiosa, mas ambas são estigmatizantes. Elas começam, na maioria das vezes, com pequenas lesões em qualquer lugar do corpo e logo podem aumentar de número e tamanho. O diagnóstico precoce é muito favorável e quanto antes tratar, melhor será o resultado.
Observamos que os portadores dessas doenças começam com uma “via sacra” dolorosa atrás de todos os recursos de tratamentos. Felizmente, hoje em dia, podemos contar com vários tipos de tratamentos, sendo um dos mais indicados e efetivos, a Fototerapia.
A Fototerapia utiliza um aparelho provido de várias lâmpadas de ultravioleta, sendo um tipo de UVA (PUVA com ondas longas) e UVB (com ondas médias), cuja dose de aplicação varia com a idade, peso, cor da pele e extensão da doença. As aplicações com o uso do aparelho não causam nenhum tipo de desconforto e poderíamos dizer que é muito tranquilo e que dura alguns minutos.
Para a Psoríase é mais indicado o PUVA que pode ser associado a medicamentos de uso local e internos como o metotrexato, acitretin e, mais atualmente, aos chamados biológicos que têm propiciado um controle altamente eficaz da doença.
Para o Vitiligo, o mais indicado é o UVB que também pode ser associado a outros tratamentos de uso local ou sistêmico. Finalmente, muito importante para esses pacientes é o apoio psicológico no sentido de enfrentar a doença até que se consiga uma melhora significativa, pois tão importante quanto conhecer a doença que a pessoa tem, é conhecer a pessoa que tem a doença.