Procura de cirurgias plásticas por homens aumenta 380% em cinco anos
Antes dominados pelas mulheres, os consultórios de cirurgias plásticas, agora, recebem cada vez mais pacientes homens. Afinal, eles também merecem estar de bem com o espelho e a autoestima, não é? Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a presença de homens nos consultórios de cirurgia plástica quadruplicou nos últimos cinco anos, saltando de 72 mil para 276 mil procedimentos por ano. Isso dá uma média de 31 cirurgias por hora, ou uma cirurgia a cada dois minutos.
“Nos últimos anos, o homem venceu a timidez e começou a investir mais em seu bem-estar e autoestima. Foi uma verdadeira mudança de comportamento do público masculino, que começou com a procura por cosméticos. Depois vieram os tratamentos estéticos e, agora, mais recentemente, as cirurgias plásticas”, afirma o cirurgião plástico Rodrigo Antoniassi, da Clínica Innove.
Os procedimentos mais procurados por eles são a redução das mamas (ginecomastia), lipoaspiração, cirurgias no nariz, nas pálpebras e implante capilar. A escolha varia principalmente de acordo com a idade dos pacientes, que normalmente sentem os mesmos incômodos em cada faixa etária.
Já na infância e adolescência alguma característica física pode render apelidos pejorativos no ambiente escolar, quando os meninos começam a se comparar. O exemplo mais clássico é o das “orelhas de abano”, que pode, muitas vezes, levar ao bullying e acabar prejudicando a formação psicológica do aluno.
Na idade adulta, a tendência é de que o homem comece a buscar procedimentos estéticos minimamente invasivos (como aplicação da toxina botulínica, preenchimentos e tratamentos a laser), além de intervenções cirúrgicas, como a lipoaspiração e a plástica do nariz. Tudo para ter mais satisfação com a aparência física.
Entre homens com mais de 40 anos, o implante capilar, a cirurgia nas pálpebras (blefaroplastia) e o lifting facial são os procedimentos mais procurados. “Com o passar dos anos, o envelhecimento natural da pele começa a deixar marcas mais evidentes, como rugas e sulcos, que progridem juntamente com a perda de volume de estruturas. Com isso, acabam gerando flacidez, especialmente na face”, explica o Dr. Rodrigo.
Uma recomendação importante é procurar por cirurgiões certificados pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). Isso garante que o procedimento será realizado com o máximo de segurança, visando os melhores resultados.