Prevenção e Combate à Flacidez
A flacidez é uma queixa das mais frequentes no consultório e é um problema que aflige a maioria das mulheres, principalmente entre mulheres acima dos 30 anos. Em geral, é a partir dessa idade que a pele começa a perder sua firmeza e tonicidade, em função de uma queda natural na produção de colágeno e elastina, proteínas responsáveis pela rigidez e sustentação do tecido cutâneo.
Além do processo intrínseco de envelhecimento, fatores externos também contribuem para a perda de elasticidade da pele, como sedentarismo, tabagismo, má alimentação, ingestão de bebidas alcoólicas, exposição solar inadequada, estresse e poucas horas de sono. Também em caso de obesidade e a gravidez, o aparecimento da flacidez se dá principalmente em razão das mudanças de peso muito bruscas e ou em excesso.
Hoje sabemos que a flacidez do rosto é causada não só pela perda de colágeno e elastina na pele, mas também pela perda do tônus devido à atrofia da musculatura, perda de gordura facial que promove a sustentação e pelo processo de reabsorção dos ossos da face que causa o afinamento da mandibula e dos dentes com alteração do suporte ósseo.
Mas Dra. é possível prevenir ou adiar o problema??? Sim, com certeza, além de manter hábitos saudáveis de vida e ter uma rotina de aplicação do filtro solar no rosto e nas áreas expostas diariamente em todas as estações do ano, procure logo seu dermatologista. Já existem nos consultórios inúmeros protocolos de tratamento indicados para combater a flacidez facial e corporal, até mesmo antes dos 30 anos de idade. A escolha vai variar de paciente para paciente conforme a idade, o grau de flacidez, o histórico, a rotina e outras particularidades. São protocolos personalizados que, muitas vezes, associam várias tecnologias em busca dos melhores resultados.
A aplicação de BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO injetáveis, como o Ácido poli-L-lático, a hidroxiapatita de cálcio e/ou o Ellansé, são uma excelente opção de prevenir e tratar a flacidez facial e corporal. Estimulam a produção de colágeno, aumentando a espessura da pele, deixando-a mais firme e promovendo efeito lifting. Normalmente são indicados 3 sessões, a cada 30 dias.
Entre as novidades disponíveis no mercado, destaca-se o Ultraformer, um ultrassom micro e macrofocado com ponteiras para face e corpo, que age profundamente na derme e no tecido subcutâneo, atingindo até mesmo a fáscia muscular e promovendo pontos de coagulação nesses tecidos, que geram o efeito tensor. O procedimento não tira o paciente da sua rotina. Por ser uma tecnologia que estimula a produção de colágeno em diferentes profundidades e por promover contração da fáscia muscular tornou-se mais um dos grandes aliados no tratamento da flacidez de áreas como a testa, pálpebras e sobrancelhas, região malar, o sulco nasogeniano, além da região submentoniana (papada), pescoço, abdome e bumbum.
Claro que não podemos esquecer de outras tecnologias, como o laser de CO2 fracionado, tratamento que emite um feixe de luz prometendo melhorar a firmeza da cútis e ainda reduzir as rugas superficiais e suavizar as profundas.
Já a realização da HARMONIZAÇÃO FACIAL, que pode ser feita por várias técnicas, pode promover ressustentação da face e rejuvenescimento – com aspecto natural. Trata-se de um procedimento injetável e minimamente invasivo, em que o dermatologista mapeia o rosto do paciente, identificando áreas a serem trabalhadas com a aplicação de ácido hialurônico, por exemplo. O resultado é uma aparência mais leve, jovial e harmônica. O procedimento pode ser feito em áreas como bochechas, sobrancelhas, queixo, lábios, rugas ao redor dos olhos, sulcos nasolabiais e testa.
Cabe ao dermatologista avaliar o paciente e prescrever o melhor protocolo para cada caso. Procure um especialista e trate o que te incomoda, para fazer as pazes com o espelho e recuperar sua autoestima.