Prótese de Mama com Recuperação Rápida - R24R
A cirurgia para colocação de implantes mamários está entre as mais desejadas pelas mulheres em todo o mundo. No entanto, muitas vezes as pacientes adiam ou até não realizam esse sonho por falta de tempo ou por não terem disponibilidade de se ausentar de suas rotinas diárias de trabalho, filhos e casa. Para essa mulher moderna existe a técnica R24R.
Descrita há vários anos por um cirurgião americano, a técnica de recuperação foi mais recentemente estudada e sistematizada por um brasileiro, que desde então vem difundindo em todo o Brasil e exterior.
A técnica R24R consiste em um conjunto de detalhes técnicos, uso de materiais especificos e anestésicos que permitem que a paciente movimente os braços, dirija seu carro, faça suas atividades diárias básicas, lave seus cabelos, pegue pequenos pesos e, até mesmo, saia pra jantar no mesmo dia da realização da cirurgia !
A principal diferença em relação à técnica tradicional é a colocação das próteses em um plano quase todo retromuscular (atrás do musculo peitoral maior), ficando apenas um pequeno pedaço inferior acima do musculo. Além disso, são feitas uma alça muscular na lateral da mama e uma camada de pontos na parte inferior ou sulco inframamário, com uso de um fio especial farpado, o chamado “sutiã interno”. Essas táticas cirúrgicas fazem com que a prótese fique mais presa ao tórax, permitindo que a paciente realize movimentos sem o perigo de deslocamentos ou outras complicações.
Apesar da maioria das pacientes ficarem atraídas pela recuperação mais rápida, a técnica tem outras vantagens, como resultado mais previsível, mamas mais estáveis e firmes e com resultado mais duradouro. Além disso, o posicionamento da prótese na sua maior parte retromuscular diminui o risco de contratura capsular a longo prazo e facilita os exames de imagem para prevenção do câncer de mama.