Por que tratar o TDAH?
Consequências do TDAH ao longo da vida
O TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) é um transtorno neurobiológico, que afeta adultos e crianças, de alta prevalência, e que gera impacto na vida dos seus portadores e de seus familiares. O TDAH não tem cura, mas pode ter os seus sintomas reduzidos naturalmente no período da adolescência e idade adulta. O tratamento começa na infância e adolescência e é multidisciplinar. Ou seja, conta com a ajuda de profissionais de várias áreas, como psiquiatras, psicologos, pedagogos e fonoaudiólogos.
Mas por que é necessário tratar o TDAH?
Para crianças a falta de tratamento traz todos os riscos que mantêm os pais preocupados. Performance insuficiente na escola, problemas na vida social, abuso de substâncias, acidentes de carro, chance reduzida de prosseguir os estudos até a universidade. No caso dos adultos, a falta de tratamento também afeta o trabalho e a renda, a satisfação no casamento e a chance de divórcio. Isso ocorre porque quando crianças e sem tratamento, não aprendem a controlar a impulsividade, a regular emoções e a desenvolver habilidades sociais.
Por isso, após o diagnóstico e avaliação correta do seu médico, pesando todos os fatores, pondere as implicações potenciais da falta de atenção, impulsividade e hiperatividade em longo prazo – seja na escola, na faculdade, no trabalho e na vida e foque no tratamento.