Por que ouvir Bem?
Alguma vez você já parou para observar tudo que ouvimos durante um dia? O relógio despertar, a água da torneira aberta para lavar as mãos, o passo acelerado do filho atrasado para a escola, o carro do(a) marido/esposa chegando do trabalho, a voz eufórica da(o) amiga(o) contando uma boa notícia.
A audição é, sem dúvida, um dos sentidos mais nobres que temos e qualquer perda auditiva pode impactar profundamente a qualidade de vida. Estudos recentes mostraram que mesmo em grau leve e sem queixas evidentes, a perda de audição gera um esforço de escuta, constrangimento em situações de difícil comunicação e isolamento social
A resposta para a pergunta-título aqui então é simples: ouvir bem para viver bem!
Vários são os motivos da ocorrência de uma perda auditiva e melhores investigações e condutas devem ser realizadas com um médico otorrinolaringologista.
Quando a perda de audição é diagnosticada, a notícia causa um impacto de susto, mas as soluções auditivas disponíveis para a reabilitação auditiva permitem que a pessoa seja reinserida no mundo sonoro e tenha suas relações auditivas recuperadas.
Diferentes soluções auditivas estão disponíveis e cada uma delas responde a critérios de indicação específicos. As principais soluções são:
Aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) = opção não cirúrgica, os AASI são dispositivos eletrônicos com tecnologias de ponta, que podem ser indicados em todos os graus de perda auditiva e em todas as idades;
Prótese auditiva ancorada no osso = opção cirúrgica, essas próteses são mais indicadas para perdas auditivas condutivas e mistas, mas também podem ser indicadas em perdas auditivas neurossensoriais, de acordo com os critérios estabelecidos pelo consenso de especialistas, publicado na AMB.
Implante Coclear = opção cirúrgica, o implante coclear é uma prótese onde um feixe de eletrodos é implantado na cóclea e a indicação é para perdas auditivas neurossensoriais de grau severo e profundo e outros critérios, também estabelecidos pelo consenso de especialistas, publicado na AMB.
A decisão da solução auditiva depende de uma avaliação cuidadosa por uma equipe formada por médico otorrinolaringologista e fonoaudiólogo, onde serão considerados todos os fatores para a escolha conjunta com o paciente.
Em todos os tempos ouvir bem representou qualidade de vida, saúde física e emocional e autonomia. Mas, nunca antes esses elementos foram tão fundamentais na nossa vida como no momento em que vivemos incertezas e constantes condições adversas.
A audição nos conecta com o mundo. Nos conecta com outras pessoas. Nos conecta com a gente mesmo. Ouça bem e viva bem!