Por que devo usar o DIU?
O índice de insatisfação com os métodos anticoncepcionais hormonais vem crescendo a cada dia. Buscando melhorar os efeitos colaterais, ter maior facilidade no uso e aumento da eficácia, surgem os métodos LARC (alta eficácia e longa duração). Dentre esses métodos, temos o DIU de cobre ou cobre/prata, o DIU de levonorgestrel (MIRENA) e o Implante de levonorgestrel (IMPLANON).
Vamos falar um pouco sobre os dispositivos intrauterinos, que podem ser feitos de cobre, cobre e prata, ou mesmo de liberação contínua de progesterona.
A principal indicação para uso de qualquer um deles é a anticoncepção. Não há contraindicação baseada na idade ou paridade, apenas é necessário já ter iniciado a vida sexual, não estar grávida e não ter nenhuma anormalidade no útero.
Mulheres que têm muita cólica no período menstrual e têm fluxo menstrual intenso, devem dar preferência ao DIU de progesterona. Sendo que os principais efeitos colaterais são diminuição da dor e do fluxo menstrual (sendo que cerca de 40% das pacientes vão parar de menstruar – amenorreia).
Já para as mulheres que não têm nenhuma alteração menstrual, têm contraindicação a qualquer método hormonal ou não querem usar nenhum método hormonal, podem optar pelo DIU de cobre ou cobre/prata. A principal diferença entre eles é que a prata diminui a oxidação do cobre, isso pode levar, em alguns casos, à diminuição dos efeitos colaterais (que são aumento do fluxo menstrual e cólica).
A duração do DIU de progesterona é de até 5 anos, o DIU cobre 10 anos e DIU cobre/prata 5 anos. Lembrando que todos podem ser removidos a qualquer momento no próprio consultório médico.
A inserção de todos eles inclui a mesma técnica: posição ginecológica, seguida de assepsia (limpeza) da vagina, podendo ser feita ou não anestesia local no colo do útero e depois a inserção do dispositivo. O procedimento dura em torno de 3 minutos, praticamente indolor quando é feito anestesia local e pode cursar com um pouco de cólica em alguns casos.
Ficar com seu ciclo hormonal natural, não ter os efeitos colaterais dos métodos hormonais tradicionais, ter um método eficaz e duradouro, são alguns dos motivos para avaliar com seu ginecologista a possibilidade de você pode usar o DIU como método contraceptivo.
A principal indicação para uso de qualquer um deles é a anticoncepção. Não há contraindicação baseada na idade ou paridade, apenas é necessário já ter iniciado a vida sexual, não estar grávida e não ter nenhuma anormalidade no útero.