Por que devemos Vacinar nossas Crianças?
Devemos sempre manter as vacinas em dia, tanto das crianças, quanto dos adolescentes e adultos. Isso porque as vacinas conferem uma proteção individual (para a pessoa que toma a vacina) e uma proteção coletiva (para toda a população), e essa pode ser ainda mais importante, visto que é coletiva, ou seja quanto mais pessoas forem vacinadas, menor é a circulação da doença e menores serão as chances de contaminação. De todos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde com as vacinas prevenimos mais de 3 milhões de mortes por ano. Vacinas são seguras e eficientes, as crianças vacinadas não têm seu sistema imunológico sobrecarregado e não têm nenhuma relação entre a vacinação e maiores chances de autismo.
As vacinas promovem imunidade ativa, isto é, o organismo produz células de defesa (anticorpos) quando exposto ao agente morto ou enfraquecido (presentes na vacina) que causa determinada doença, sendo assim mais duradoura. Outra grande importância das vacinas, é para gestantes e lactantes, pois consequentemente as células de defesas produzidas passam para os bebês, proporcionando uma imunidade momentânea (imunidade passiva).
O calendário vacinal proposto pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde tem uma excelente cobertura, ainda mais quando pensamos na imunidade coletiva. As diferenças com o calendário da rede particular são pequenas e estão relacionadas a números se picadas, reações adversas e maior cobertura (o que no contexto coletivo não tem tanta vantagem). Uma dica importante: as crianças podem e devem receber qualquer vacina enquanto amamentação, o que chamamos de MAMALGESIA (efeito de diminuir a dor e acalmar os bebês durante procedimentos dolorosos quando amamentados). Converse sempre com seu pediatra para saber quais são mais apropriadas ao seu filho. Manter o calendário atualizado é responsabilidade cidadã e super importante promoção de saúde e prevenção de doenças graves.