Pilates e suas Ações
No mundo fitness, a explosão de novas modalidades é uma constante. Normalmente, com a mesma velocidade com que surgem, elas desaparecem após poucos meses. Quando resistem, tornam-se aqueles fenômenos que mudam a história da malhação e a maneira como enxergamos a atividade física. Assim não foi diferente com o Pilates, criado pelo alemão Joseph Pilates durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
As razões pela procura do Pilates são as mais variadas, desde o “esculpir o corpo” até os interessados em exercícios capazes de ajudar na prevenção ou na recuperação de problemas, como dores e lesões. O corpo torna-se mais forte, flexível e resistente e, na parte mental, os exercícios melhoram a concentração e a memória. O trabalho com a respiração também ajuda no controle das emoções.
O Pilates consiste em ser uma atividade funcional que visa abranger a estrutura como um todo, em que se trabalha a parte cardiorrespiratória, muscular, articular, as lesões e a concentração. É uma atividade de baixo impacto, não há nenhuma contraindicação, pois ela é extremamente adaptável e moldada para cada um, individualmente.
Atualmente, o Pilates vem sendo muito indicado para tratamento de coluna de forma geral, em que conseguimos regredir e/ou até retirar o indivíduo do quadro cirúrgico, e temos tido muitos resultados positivos.
Já em casos de lesões adquiridas por exercícios quando há muito esforço, sejam eles de alto rendimento ou de longa duração, a atividade vem exercendo uma forte progressão em ganhos de resistência e força, ao mesmo tempo em que há uma diminuição considerável dos números de lesões. Podemos direcionar o tipo de atendimento de acordo com a atividade específica, de ballet a crossfit!
De forma geral, é realizada uma anamnese antes do início das sessões para verificar qual a necessidade prioritária do aluno, podendo ser, alongamento, ganho de amplitude articular e muscular ou resistência das fibras musculares, e, assim, ter uma musculatura mais saudável e forte.
Diante do diagnóstico inicial, traçamos uma linha de treinamento relacionada com a expectativa e o objetivo de cada um, e não venha com essa história de que “Pilates é atividade para mulher”, porque não é não!!
Pelo contrário, os homens têm “necessidade” extra de praticá-lo se analisarmos por esse lado! Eles exercem mais atividades braçais e de força cotidianas, seja no trabalho ou em casa.
Com o acesso cada vez maior à internet, no caso de crianças e de idosos, devemos concentrar uma atenção extra devido ao tempo desperdiçado frente às telinhas e, em razão disso, a diminuição dos afazeres domésticos.
No caso das crianças, temos de despertar a percepção da consciência corporal, ensiná-las a marchar corretamente e a ter noções de direções, agilidades, “direita-esquerda”, pular, correr, dentre todos os movimentos que futuramente, ao envelhecer, farão falta.
E, no caso dos idosos, a intenção é manter músculos ativos e fortes para que possam concluir as atividades domésticas e diárias com maior facilidade.
No Espaço Equilíbrio RP, esta é a nossa atividade principal, além dos demais tratamentos oferecidos, como fisioterapia, acupuntura, terapia manual, nutrição, estética facial e corporal e harmonização facial.