Perigos do hipertireoidismo
Excesso dos hormônios produzidos pela tireoide pode causar fraqueza nos músculos, perda de cálcio nos ossos e dificuldade para engravidar, nervosismo, irritação, insônia, tremores, aumento da frequência cardíaca e perda de peso. Os principais sintomas do hipertireoidismo são geralmente confundidos como consequências da vida moderna. Mas identificar os distúrbios que acometem a tireoide é fundamental para garantir que os órgãos do corpo desempenhem suas funções adequadamente.
A glândula tireoide, situada na parte inferior do pescoço, produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que controlam os batimentos cardíacos, a temperatura e o metabolismo. Eles também estimulam o crescimento dos tecidos, a manutenção dos ossos, do sistema nervoso e do sistema reprodutivo. A superprodução desses hormônios provoca no organismo o distúrbio chamado hipertireoidismo, que pode causar aumento de apetite, fraqueza nos músculos, intestino solto, perda de cálcio nos ossos, dificuldade para engravidar e alterações no feto.
A doença é mais comum em mulheres com idade entre 20 e 40 anos, sendo uma proporção de seis mulheres para cada homem. Segundo a endocrinologista Flávia Ribeiro Funes, da Clínica Nuclehum, de Rio Preto, uma maneira de diagnosticar o funcionamento da glândula é por meio do exame de dosagem do TSH, sigla para Thyroid Stimulanting Hormone (Hormônio Estimulador da Tireoide, em português). “A quantidade do TSH, hormônio produzido pela hipófise, no sangue indica como está o desempenho da tireoide, e no hipertireodismo esse hormônio encontra-se suprimido, devido ao excesso de T3 e T4. No caso da suspeita da doença deve-se colher o TSH, T4 livre para confirmação do quadro, deve-se ter cuidado, pois nos pacientes idosos o quadro clinico pode-se ser parecido com um quadro de depressão, com apatia, perda de apetite, não devendo esquecer de pedir esses exames quando isso ocorre.
O hipertireoidismo costuma ser mais comum em paciente com histórico familiar de doenças na tireoide, temos como etiologia inflamação da tireoide (tireoidites), doença de Graves, nódulos de tireoide que produzem excesso de hormônio, entre outros. O tratamento depende da causa do hipertireoidismo e inclui medicamentos que diminuem a produção de hormônio da tireoide, iodo radioativo, e dependendo do caso cirurgia. Este deve ser iniciado assim que diagnosticado.