Patologia Clínica/Medicina Laboratorial no contexto da COVID-19
Após a pandemia ter se instalado, a COVID-19, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, tem sido o tema mais estudado em todo o mundo pois estamos frente a um vírus pouco conhecido e que vem afetando a economia, destruindo famílias e nos desafiando a nos adaptarmos a novas realidades pessoais e profissionais.
A Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, especialidade fundamental na área diagnóstica, tem tido papel essencial no manejo da doença. Nossa contribuição está relacionada a pelo menos 3 áreas:
Diagnóstico etiológico – através da detecção do SARS-CoV-2 no trato respiratório por RT-PCR (método molecular), conseguimos diagnosticar, isolar e tratar pessoas infectadas, mesmo que o tratamento específico ainda não esteja disponível.
Prognóstico e acompanhamento – através dos exames hematológicos, bioquímicos, imunológicos e de coagulação, muito importantes na condução dos casos.
Teste sorológico – para investigação e vigilância epidemiológica, devendo ser feito através da pesquisa de anticorpos da classe IgG ou totais no sangue e após o 14º dia de sintomas. Diferente de outras doenças infecciosas o anticorpo da classe IgM não é um bom marcador de doença aguda pois os estudos realizados até o momento mostram que ele pode aparecer tardiamente (do 7º ao 10º dia de sintomas) ou nem aparecer, dificultando o diagnóstico de infecção aguda e consequentemente a conduta de isolamento nestes casos.
"Certo é o exame feito no momento certo, do jeito certo."