Pais não devem deixar de levar seus Filhos para vacinar mesmo com Pandemia
Nesse momento pandêmico muitos pais deixaram de cumprir o calendário nacional básico de vacina A Covid-19 não é a única doença infecciosa que assola o mundo nos últimos tempos. O Sarampo, por exemplo, voltou a ser um problema em várias partes do globo, incluindo o Brasil. Isso é devido à baixa cobertura vacinal e a vulnerabilidade da população brasileira.
Além da importância da busca pela ajuda médica mesmo em casos que não tenham relação com o novo corona vírus, é importante também manter o calendário de vacinação em dia, especialmente de bebês e crianças.
O medo agora é que, com a crise sanitária provocada pelo novo vírus, a procura pelas vacinas seja ainda mais baixa, piorando a situação já considerada preocupante. Pois, além do sarampo, doenças como rubéola, febre amarela e meningite meningocócica podem voltar a circular em território nacional — ou circular com mais força— justamente pela falta dessa proteção. As pessoas precisam estar cientes de que não é apenas a vacina da gripe que deve ser tomada mesmo durante a pandemia. O calendário nacional básico de vacina deve ser cumprido, porque existem outras doenças que, especialmente em crianças, podem desenvolver quadros mais graves.
No caso do sarampo e da rubéola, a vacina utilizada é uma só: a tríplice viral, que previne ainda contra a caxumba. A dose está prevista no Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde.
Ao ir até o posto para vacinação, é preciso evitar horários de pico, não deixar um idoso ou pessoa do grupo de risco acompanhar a criança e ainda tentar fazer com que a saída seja rápida, o que nem sempre é possível, especialmente para as pessoas que moram em locais com baixo acesso aos serviços de saúde.
Caso o calendário não seja seguido, os riscos, após o fim do isolamento social, serão muito grandes. Algumas dessas outras doenças podem ser devastadoras, especialmente em crianças pequenas e recém-nascidos, e podemos ter problemas ainda mais graves do que os apresentados pela covid-19.
Portanto papais, não deixem de vacinar o seu filho! É importante! É benéfico!