Osteoporose: a Doença Silenciosa!
A osteoporose é uma doença assintomática. Isso significa que ela não apresenta sintomas aparentes, é lenta e progressiva. Por isso, é conhecida como uma doença silenciosa na maior parte das vezes, a osteoporose só é diagnosticada quando acontece uma fratura, principalmente nos ossos do punho, colo do fêmur e quadril.
Apesar da íntima relação com a terceira idade, é durante a infância e juventude que alcançamos nosso pico de massa óssea. Para isso, é fundamental garantir a ingestão adequada de cálcio, vitamina D e praticar exercícios mesmo quando somos jovens. Constituir ossos de qualidade permite-nos garantir a obtenção de uma boa reserva inicial que poderá postergar a doença em questão. Porém, essa reserva vai se esgotando lentamente ao longo dos anos.
Mesmo que tenhamos um pico de massa óssea razoável, diversos outros fatores associam-se a um aumento do risco da osteoporose primária: tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, histórico familiar, imobilidade, baixo peso, menopausa precoce, menarca tardia e menstruação irregular são os principais. Algumas formas de osteoporose por outro lado, são chamadas de secundárias e dependem diretamente de doenças crônicas ou do uso de determinados medicamentos, especialmente corticoides.
Podemos prevenir a osteoporose agindo nos fatores de risco modificáveis, isto é, evitar o uso prolongado de medicamentos que aumentam a absorção óssea, por exemplo, os corticoides, não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas, ingerindo alimentos com bom valor nutricional e uma dieta rica em cálcio - a recomendação atual é que sejam ingeridas 1.200 mg de cálcio por dia, os alimentos derivados do leite são os mais ricos neste mineral. Além disso, a exposição ao sol, de forma moderada e nos horários corretos, também é importante para elevar os níveis de vitamina D no sangue, que ajuda na fixação do cálcio.
O pilates é um grande aliado quando tratamos pacientes que sofrem com diminuição da função, com dores nas articulações e que necessitam de um fortalecimento global da musculatura.
Várias medições e testes podem revelar sinais da doença, mas um diagnóstico conclusivo requer um teste de densidade óssea. As consequências da osteoporose não tratadas ou mal tratadas podem ser graves. Em estágio mais avançado, dificulta a mobilidade porque os ossos se tornam frágeis e uma simples queda, ou até mesmo ao curvar-se ou tossir pode causar uma fratura.Não espere o silêncio mascarar essa condição tão prevalente e perigosa, procure o seu médico!