Os primeiros cuidados com o recém-nascido
O cuidado com a saúde do recém-nascido (RN) tem importância fundamental para o crescimento e desenvolvimento infantil. Após o nascimento, a mãe depara-se com as primeiras dificuldades de cuidar do seu recém-nascido em casa, dentre elas destaca-se a amamentação, a cólica, e a limpeza do coto umbilical. Diante desta realidade ressalta-se algumas orientações importantes que podem auxiliar nos primeiros cuidados com o bebê:
Amamentação
Recomenda-se que a criança seja amamentada sem restrições de horários e de tempo de permanência na mama. Nos primeiros meses, é normal que a criança mame com frequência e sem horários regulares. Muitas mães, costumam interpretar esse comportamento normal como sinal de fome do bebê, leite fraco ou pouco leite, o que pode resultar na introdução desnecessária de suplementos. O tempo de permanência na mama em cada mamada não deve ser fixado, pode variar dependendo da fome da criança. O mais importante é que a mãe dê tempo suficiente à criança para que ela esvazie adequadamente a mama. Dessa maneira, a criança recebe o leite do final da mamada, que é mais calórico, promovendo a sua saciedade e, consequentemente, maior espaçamento entre as mamadas, favorecendo seu ganho de peso.
Cólicas do bebê
Exercícios, banhos e massagens podem melhorar a cólica do bebê. Dores abdominais são comuns até o quarto mês, pois o sistema digestivo do recém-nascido ainda é imaturo, as crises acontecem geralmente no final da tarde e fazem o abdome do bebê se contrair. Algumas técnicas são importantes para diminuir as cólicas do bebê tais como: massageie a barriguinha, com movimentos circulares no sentido horário, faça exercícios com as pernas e joelhos, como se ele estivesse pedalando, o movimento pode ser feito várias vezes ao dia. Durante as crises, dê um banho morno, pois o calor favorece a vasodilatação, facilitando o fluxo sanguíneo e relaxando a musculatura, diminuindo o desconforto abdominal. Tente um contato pele a pele, ou enrole no cueiro, pois proporciona uma sensação de aconchego e segurança.
Cuidados com o coto umbilical:
O coto umbilical, requer cuidados simples até a sua queda, ocorrendo entre o sétimo e o 15º dia de vida. A limpeza do coto, deve ser realizada após cada troca de fralda e após o banho. Essa limpeza não é dolorida e para realizar a higiene do coto deve-se lavar as mãos antes e após a limpeza; ao retirar a fralda do bebê, umedeça as duas extremidades da haste de algodão com álcool a 70%, passe a haste umedecida na base do coto (entre o coto e a pele) com movimentos circulares e de maneira bem suave. Utilize a quantidade necessária até que ele saia limpo; após limpar a base, limpe o restante do coto umbilical com outra haste umedecida; não é recomendada a utilização de faixas, gazes, curativos oclusivos ou qualquer outro produto no coto; caso haja presença de vermelhidão, secreção ou mau cheiro na pele próxima ao coto, entre em contato com seu pediatra.
A Anjos do Cuidar oferece um serviço com profissionais altamente qualificados para estar com você e o seu bebê, na sua primeira semana em casa ou pelo tempo que você precisar! Queremos te proporcionar segurança e qualidade de vida nesse momento tão novo e especial para você!
Durante as crises, dê um banho morno, pois o calor favorece a vasodilatação, facilitando o fluxo sanguíneo e relaxando a musculatura, diminuindo o desconforto abdominal. Tente um contato pele a pele, ou enrole no cueiro, pois proporciona uma sensação de aconchego e segurança.