Os 5 maiores erros na nutrição esportiva
A nutrição esportiva hoje está muito presente nas mídias e quase todo mundo acha que domina o assunto, não é mesmo? Recebo diariamente no meu consultório pessoas com ideias já pré-formadas sobre alimentação. Além de introduzir uma nova alimentação, será preciso consertar alguns equívocos para que o acompanhamento desse atleta ou praticante de atividade física tenha os resultados esperados.
De acordo com a minha experiência trabalhando com Nutrição Esportiva, os cinco erros mais comuns no meio são:
• Desidratação: Para obter o rendimento desejado é preciso fazer uma excelente hidratação do organismo. Considerando-se que há perdas significativas de líquidos e minerais durante o exercício, nossa ingestão hídrica deve ser aumentada para evitar uma desidratação.
• Suplementação: Os suplementos estão sendo consumidos de forma aleatória e sem orientação. Uma alimentação balanceada não deve ser trocada por suplementos, só devem ser usados para suprir as necessidades quando não alcançadas na alimentação. O uso feito de forma errada pode levar à queda de rendimento ou mesmo gerar uma patologia.
• Restrição de carboidrato: Os carboidratos constituem a principal fonte de energia, e no esporte esse macronutriente tem um papel ainda mais importante, pois um bom aporte de carboidratos está relacionado a um aumento do desempenho do atleta, visto que melhora os estoques de glicogênio muscular e aumenta as fontes de energia, evitando assim uma hipoglicemia, queima de massa muscular e fadiga.
• Consumo excessivo de proteína: No meio esportivo existe o mito que o consumo de altas quantidades de proteína aumenta rapidamente a massa muscular e pode prejudicar a função renal, mas isso não é verdade. As necessidades proteicas diárias sempre tiveram quantidade estipuladas na literatura considera-se a ingestão de proteína na dieta levando em conta o kg de peso corporal do indivíduo. O nosso organismo tem um limite de absorção, e o que estiver em excesso serão eliminados.
• Baixo consumo de vitaminas e minerais: Micronutrientes são nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo. Suas atividades em nosso organismo são diversas, mas nosso corpo não pode sintetiza-los por isso é necessário ter uma alimentação variada e balanceada. Porém, algumas pessoas não conseguem atingir a recomendação, com isso tem a possibilidade de suplementar.
Uma alimentação incorreta prejudica muito o atleta, que passa a ter dificuldade para alcançar seu objetivo, com queda de rendimento e pouca recuperação após a sessão de treino. A alimentação é, portanto, de fundamental importância para um bom desempenho em qualquer modalidade esportiva, juntamente com um treinamento bem elaborado.
Para isso, deve ser balanceada e completa, fornecendo todos os nutrientes necessários ao organismo para que ele realize suas funções de crescimento, reparo e manutenção dos tecidos e, além disso, produza energia.