Ortodontia Adulta Sorriso alinhado, saudável e bonito não tem idade
Tecnologia aliada ao tratamento ortodôntico traz novas técnicas e aparelhos dentários mais discretos e eficazes para todas as idades, inclusive para a fase adulta.
Há algumas décadas, o tratamento ortodontico ou o uso de aparelho dental, como era conhecido popularmente, tinha nas crianças o seu maior público. O perfil infantil e aparência estética nada bonita dos aparelhos ortodônticos antigos afastaram os adultos, além de ter sido por muito tempo, inacessíveis à maioria da população.
Com a evolução da tecnologia voltada à ortodontia, o cenário atual já é outro e é muito comum ver jovens, crianças e adultos com aparelho ortodôntico e, o que antes parecia ser coisa dos pequenos, também virou tratamento comum para os mais velhos. Isso se deu graças às novas técnicas e aos novos aparelhos, agora bem mais discretos, eficazes e práticos. Os adultos já ocupam quase a metade das agendas dos consultórios.
“Nunca é tarde para ter um sorriso bonito. O adulto de hoje, graças à evolução da tecnologia e ao emprego de novas técnicas e procedimentos à ortodontia, tem acesso mais fácil a um tratamento muito mais discreto, com resultados mais rápidos, menos doloridos e mais eficazes. O posicionamento correto dos dentes produz muitos benefícios: ele não só restabelece um sorriso mais bonito e uniforme, como previne problemas oclusais, melhorando a mastigação e, por consequência, a digestão, já que os alimentos são triturados corretamente”, explica a Drª. Fernanda Fioroto, especialista rio-pretense em ortodontia.
As indicações mais comuns para o tratamento ortodôntico adulto são os tratamentos de reabilitação oral, tratamento para melhorar o espaço na colocação de implantes ou para mudar a inclinação dos dentes, buscando recuperar o alinhamento original. “Entretanto, é importante lembrar que, além de melhorar a estética, os aparelhos dentários têm a função de corrigir diversos distúrbios bucais, como o encaixe incorreto dos dentes superiores com os inferiores, mordida aberta, entre outras situações”, ressalta Drª. Fernanda.
Por fim, a higienização também se torna mais fácil com os dentes alinhados, facilitando a escovação e o uso do fio dental, conseguindo atingir todas as faces dos dentes.
A principal diferença do tratamento ortodôntico entre crianças e adultos é o crescimento ósseo, que se encontra estático na idade adulta. Entenda na sequência.
Diferença entre os tratamentos ortodôntico infantil e adulto
A grande diferença do tratamento entre crianças e adultos é o crescimento ósseo. Na infância os resultados são mais previsíveis. Os adultos já não possuem esse desenvolvimento, ou seja, a movimentação dos dentes é mais complicada e mais lenta.
“Na fase adulta, o especialista deve ter cuidados extras com o paciente, estudando e planejando cuidadosamente cada ação, até descobrir qual o melhor procedimento a aplicar em cada caso”, explica a ortodontista rio-pretense.
Alguns adultos se sentem constrangidos em usar o sorriso “metálico”. Para estes pacientes existem algumas alternativas. Uma delas é o chamado aparelho estético, com “brackets” brancos ou transparentes.
Uma outra alternativa são os alinhadores estéticos que consistem em um dispositivo muito parecido com as conhecidas placas de clareamento, devendo ser utilizadas o dia todo, removendo somente no momento da alimentação. Para cada caso deve-se ter uma boa indicação do ortodontista.
Todas as faixas etárias podem realizar tratamentos ortodônticos, seguindo, é claro, a orientação de dentistas.