Orientações Relacionadas a Pele da Gestante!
A gestação, essa fase mágica, traz algumas transformações hormonais fisiológicas que influenciam a pele. Quase 90 % das gestantes apresentam um escurecimento de algumas áreas do corpo, como mamilos, aréolas, axilas, face interna das coxas e genitais, além de formar uma linha vertical no abdome, conhecida como “linha nigra “.
Além disso pode surgir o melasma em 70 % das gravidinhas. Esse aumento da pigmentação tende a regredir após o parto, mas na maioria que desenvolve o melasma, ele persiste. Para prevenir seu aparecimento, é muito importante usar protetor solar adequado, bem como uso de chapéus e guarda-sóis principalmente nas exposições diretas ao sol. Caso o melasma já tenha aparecido, existem cremes clareadores que podem auxiliar no tratamento a partir do terceiro mês da gestação.
Após o parto, esse tratamento ainda pode ser incrementado com lasers e outros procedimentos que serão indicados conforme a mamãe estiver amamentando ou não.
Geralmente na gravidez notamos nossos cabelos ficarem lindos e volumosos, o que não acontece logo após o parto, nos primeiros 3 meses inicia uma queda assustadora dos fios que pode durar vários meses, principalmente se não houver tratamento. Hoje existem várias opções de tratamento que variam desde suplementação oral de vitaminas até lasers e infiltração das próprias vitaminas e fatores de crescimento diretamente no couro cabeludo com melhora na queda dos cabelos, bem como engrossamento dos fios que se tornam mais resistentes a quebra.
A hidratação mantém as barreiras da pele íntegras, minimizando o surgimento de estrias, existem cremes e óleos feitos especificamente para essa fase da vida, bem como para o pós-parto, para aumentar a elasticidade da pele bem como combater a flacidez. Mas se mesmo assim as estrias surgirem, após o parto podemos fazer uso de ácidos e lasers, que serão escolhidos levando -se sempre em conta a segurança do bebê, se a mamãe ainda estiver amamentando. O controle do ganho de peso feito durante o pré-natal também é uma estratégia de extrema importância, não apenas para prevenção das estrias, mas também diabetes gestacional por exemplo.
O surgimento de acne (espinhas) também incomoda nesta fase de intensa alteração hormonal , devendo -se sempre ficar atenta para não fazer uso de medicações que são contraindicadas na gestação, como o ácido salicílico que pode estar presente na maioria dos sabonetes voltados para a pele acneica , além de ácido retinóico que possui ação teratogênica (pode dar malformação nos bebês) e frequentemente é usado para o tratamento da acne em não grávidas.
A mulher se torna mais iluminada nesta fase, cheia de ternura e doçura, afinal não é coincidência que damos a LUZ a uma nova vida, na qual colocamos todo nosso amor. Para todas as fases sua dermatologista pode estar presente ajudando sempre a manter o BRILHO de cada momento, tornando-o ainda mais feliz!