Odontologia e uma boa noite de sono
Todos sabemos da importância de um boa noite de sono. Este quesito é fundamental para a qualidade de vida e bem-estar. Por isso é tão necessário o entendimento sobre este assunto. A apneia é caracterizada por interrupções temporárias na entrada de oxigênio durante o sono. Isso acontece porque os músculos da parte de trás da boca relaxam, bloqueando a garganta e a passagem de ar.
A Odontologia do Sono é uma área da odontologia que permite ao dentista atuar em tratamentos que controlam distúrbios relacionados à problemas respiratórios durante o sono, tais como o ronco e apneia.
Há evidências científicas que relacionam o ronco e a apneia com estresse, depressão, doenças cardíacas, aumento da pressão arterial, osteoporose, alteração na libido, sobreposição de peso, perda de memória, entre outros.
Os tratamentos odontológicos, promovem a diminuição da apneia, chegando muitas vezes à sua interrupção total. O uso de aparelhos intraorais é indispensável. Quando utilizados, promovem o avanço da mandíbula, favorecendo a passagem do fluxo ar.
O Diagnóstico correto é feito através de polissonografia e radiografia, determinando a melhor opção de tratamento para cada indivíduo.
A integração entre cuidados odontológicos e abordagens terapêuticas do sono não só melhoram a saúde bucal, mas também contribuem para uma vida mais saudável e equilibrada. Este é um capítulo promissor no livro da odontologia moderna, onde o sono e o sorriso se entrelaçam para promover o bem-estar geral.