Odontologia X Mídias Sociais
O mundo evoluiu e novas tendências surgiram. Como imaginar um mundo hoje sem internet, sem smartphones, sem GPS ou mesmo sem WhatsApp, Facebook, Instagram e tantos outros.
Mas, o que realmente temos visto é uma inundação de informações instantâneas que possibilitou a todos nós uma maior e melhor compreensão do mundo em que vivemos. Essas informações que por tantas vezes são úteis, também podem ser nocivas, quando vindas de fontes não confiáveis e com interesses por trás.
Com essa nova interatividade, vimos surgir um número impressionante de profissionais que passaram a postar casos clínicos com fotos chocantes, vídeos de cirurgias, relatos e muito mais nas mídias sociais. Mas, será mesmo que é tudo isso que as pessoas e futuros pacientes querem ver? Será que precisamos desse tipo de informação tão gritante e fora da realidade? Não seria mais produtivo uma informação que pudesse esclarecer de maneira mais amena e mais absorvível sem tanto impacto?
Nesse ponto, as mídias sociais são um grande trunfo na mão de dentistas que podem tornar os tratamentos mais previsíveis para seus pacientes, mostrando e explicando a diferença que existe entre os materiais dentários, técnicas, procedimentos e mesmo possibilitando um diálogo aberto com todos que tenham dúvidas.
Esse futuro chegou e não há volta, portanto, cabe a nós entendermos o que é realmente informação produtiva e o que é informação forçada que nos é imposta. A primeira pode ajudar, mas a segunda pode assustar. Que tenhamos a capacidade de mostrar aos nossos pacientes como a odontologia se tornou algo mais próximo, mais cuidadoso e por que não, mais amigável.
Estamos aqui para ajudar, para informar e tratar nossos pacientes da melhor forma possível e para isso usaremos sim as mídias sociais.
Bem-vindo ao mundo digital, cheio de informações e conhecimentos. Vamos juntos desmistificar os medos e traumas que existiram no passado da odontologia, para juntos entrarmos em uma nova era, a era da informação rápida, do diálogo aberto e, claro, com os profissionais da saúde.