Obesidade e Tratamento
Há 3 pilares no tratamento da obesidade: dieta hipocalórica, atividades físicas e medicamentos (quando necessário). O importante é o paciente obeso procurar uma avaliação endocrinológica e saber que há tratamento como tantas outras doenças crônicas.
Atualmente está havendo um grande aumento dos casos de obesidade em toda a população. O porquê? São vários fatores: má alimentação, sedentarismo, disturbios hormonais e genéticos, sem contar que a correria do dia a dia em conjunto acaba por ajudar o paciente a se tornar obeso.
Porém, é importante salientar e ver a obesidade como uma doença crônica, com alta taxa de mortalidade e morbidade. Ela é uma das principais causas de Diabetes, hipertensão arterial, ronco e apneia do sono, problemas ortopédicos, depressão, aumento dos níveis de colesterol, aumentando o risco de problemas cardiovasculares.
Um dos problemas, é o fato que ainda há muito preconceito em torno do assunto, o que gera muito desgaste para pacientes obesos. A maioria deles sofre em silêncio, pelo tabu ou por medo de procurar ajuda médica especializada com endocrinologista.
Existe sim tratamento para a obesidade. É claro, que cada paciente deve ser avaliado individualmente e investigado a fundo quanto as causas, se há ou não algum disturbio metabólico ou hormonal como por exemplo, alteração da glândula tireóide; após a investigação diagnóstica, precisa ser prescrito a melhor opção de tratamento.