O que devemos saber sobre nosso Intestino
Comer ou não comer, este ou aquele alimento? Bactérias boas e más? Funcionar quantas vezes por dia? Sangrou o que fazer? Estas e outras perguntas sempre estão na mídia e em outros lugares, mas o que devemos realmente pensar?
Temos que manter uma dieta equilibrada sem modismos, com porções adequadas de carboidratos, proteínas e gorduras, para o funcionamento intestinal e manter a frequência evacuatória adequada para cada indivíduo. Lembrando ainda que nosso intestino e responsável por manter diversas funções em nosso organismo interferindo até mesmo em nosso emocional.
Microrganismos benéficos já estão presentes em diversos alimentos e devemos avaliar cada caso a necessidade ou não da ingestão deles. Mas se começar a apresentar dores abdominais frequentes, sangramentos ao evacuar, diarreias, ou mesmo constipação, deve-se procurar a ajuda de um médico para melhor avaliar o que está acontecendo.
Nestes meses estamos vendo campanhas para prevenção de câncer de mama e de próstata, podemos então pensar em estender essa prevenção para o aparelho digestivo e assim evitar os muitos casos de tumores de intestino, que ainda aparecem todos os anos e que poderiam ter sido evitados com um exame como a colonoscopia. Quem sabe em breve teremos um mês também para lembrar do intestino.
Muitas pessoas têm medo de procurar ajuda para um sangramento intermitente devido aos preconceitos e também ao medo criado que se for necessário uma cirurgia será muito dolorido, muitas vezes, assim deixando os problemas agravarem- se e em alguns casos atingindo situações irreversíveis.
Portanto, além dos hábitos alimentares corretos, devemos estar sempre atentos a alterações da nossa rotina intestinal, mudanças do nosso ritmo pessoal diário, sangramentos, infecções intestinais constantes e outras alterações devem ser sempre investigadas.