O que é e como Tratamos uma Deformidade Óssea?
As deformidades ósseas são alterações estruturais que podem ser adquiridas, como após fraturas, ou congênitas, decorrentes de condições desde o nascimento. É importante entender que as deformidades decorrentes de doenças da infância costumam ser notadas conforme o corpo se desenvolve, não necessariamente presentes logo no início da vida.
Os ossos podem ser deformados, basicamente, de quatro formas. Angulados, rodados, transladados (deslocados) ou encurtados. E é muito comum que haja concomitância entre elas.
MAS E COMO TRATAR ESTAS DEFORMIDADES?
Antes de tudo é necessário entender cada deformidade, através de um bom exame físico e adequados exames de imagem. Com isso é possível realizar todo o planejamento de correção.
O procedimento cirúrgico envolve a realização de um ou mais cortes no osso (osteotomia), o que permite corrigir as deformidades. A depender de cada caso é possível realizar uma correção aguda, ou seja, no momento da cirurgia, ou de forma gradual, com o próprio paciente realizando a correção aos poucos, utilizando um fixador externo, como em um Alongamento Ósseo.
A reabilitação deve ser iniciada o mais breve possível, e sempre com um bom protocolo, para que todo o tratamento possa ser efetivo e o resultado seja excelente.