O que é Viscossuplementação?
A viscossuplementação é um tratamento utilizado para reposição de fluidos nas articulações com desgaste (artrose, osteoartrite, artrite), que se baseia na infiltração de ácido hialurônico.
Podemos dizer que seria como colocar um “lubrificante” entre as estruturas ósseas e cartilaginosas das articulações, para que diminua o impacto e a dor, quando a articulação do joelho apresenta um processo degenerativo como artrose, este líquido sinovial sofre modificações e perde funções, lembrando que há um maior desgaste da cartilagem e piora dos sintomas.
O ácido hialurônico é um medicamento utilizado para realizar a viscossuplementação. Este produto é composto de uma substância natural que lubrifica e deixa a articulação (junta) “almofadada”, pois apresenta alta viscosidade e alta viscoelasticidade, o que contribui, após aplicação, no alívio sintomático significante da dor no joelho, pois tem a função de restabelecer e restaurar a função do líquido sinovial.
Na nossa prática de atendimento, os candidatos ideais são os pacientes com artrose no joelho e quadril de grau leve e moderado, sempre começamos com uma abordagem multidisciplinar, onde o paciente deve seguir orientações nutricionais (dieta para perder peso), fisioterapias e realizar atividades de baixo impacto (bicicleta e hidroginástica), seguir o tratamento medicamentoso prescrito por um ortopedista ou reumatologista. Na falha do tratamento inicial da artrose do joelho, a viscossuplementação está indicada.
Estes pacientes com artrose do joelho que não respondem ao tratamento clínico inicial são os que mais se beneficiam da infiltração de ácido hialurônico. De acordo com um estudo internacional (Wang et al.2004), a infiltração intra-articular de ácido hialurônico e seus derivados, é indicada para pacientes com artrose associada à dor, apresentando menor eficácia nos pacientes com estágio avançado da doença. A viscossuplementação é contraindicada em pessoas com hipersensibilidade conhecida a produtos derivados de hialuronato, mulheres grávidas ou em período de amamentação, pacientes pediátricos, pacientes com bacteremia ou infecção.
A viscossuplementação, ou seja, a infiltração com ácido hialurônico pode ser realizada na clínica ou consultório com os devidos cuidados de higiene e antissepsia, devidamente aplicada por um ortopedista qualificado, com anestesia local para minimizar a dor durante a aplicação. Logo após, o paciente pode caminhar, devendo evitar muitos esforços nas 48 horas subsequentes do procedimento. Não é necessário um ambiente hospitalar para a realização deste procedimento.
Alguns pacientes podem apresentar pequenas complicações devido à infiltração, como dor leve no local da injeção (1-33% dos casos), inchaço e dor na articulação do joelho (1-33%) e reações locais na pele (1-20% dos casos). Muito raramente, uma reação alérgica conhecida como pseudo-sepse (1-3% dos casos) pode ocorrer, com grande inflamação e inchaço no joelho, mas nada tem a ver com infecção. Neste último caso, o retorno ao médico que realizou a infiltração deve ser realizado.
O número de aplicações depende basicamente da marca de produto a ser utilizada. Atualmente, o mercado brasileiro apresenta produtos que podem variar de 1 a 5 aplicações. Os estudos atuais não demonstram superioridade entre os diferentes produtos utilizados. Atualmente, temos dado preferência a utilização de ácidos hialurônicos com alto peso molecular, podendo chegar até 6 milhões de Daltons. A infiltração com ácido hialurônico ou viscossuplementação é considerado um procedimento de alto custo. Alguns convênios apresentam cobertura para realização deste procedimento.
O custo do produto varia muito e depende do fabricante e número de doses utilizadas. Consulte um médico ortopedista ou reumatologista para ter maior detalhes dos valores e produtos utilizados. É importante determinar a causa da artrose, antes de indicar a viscossuplementação. Diversas doenças podem estar associada à artrose e o tratamento dessas doenças de base melhoram muito os sintomas e, muitas vezes, a viscossuplementação não é necessária.
No entanto, não recomendamos o uso da viscossuplementação como medida isolada do tratamento da artrose. A viscossuplementação deve sempre ser orientada e acompanhada pelo médico, o qual deverá orientar conjuntamente fisioterapia, hidroginástica e dietas no controle dos sintomas da artrose.