O bebê prematuro
A experiência de ter um filho inaugura um momento importantíssimo no ciclo vital da mulher e do homem, com grandes repercussões no meio familiar.
Surgem expectativas, planos, e projetos com o bebê imaginado, pois este já começa a existir para seus pais muito antes da sua concepção.
E muitas vezes o bebê real vem de uma forma bem diferente do que havíamos planejado.
Nasce um bebê prematuro e assim os pais são privados de tudo aquilo que um bebê de termo recebe ao nascer, por isso como pediatra e equipe multidisciplinar devemos ter como missão facilitar a criação deste vínculo, afinal nasceram também Mãe e Pai pré-termo.
Muitos estudos mostram que o nascimento de um bebê prematuro representa momento de crise para a família, desequilíbrio e/ou confusão, por isso mais uma vez equipe, família e rede de apoio são tão importantes.
Por isso a escolha do pediatra e da maternidade deve fazer parte do planejamento de um nascimento independente da situação.
No nascimento prematuro precisamos facilitar a visita da mãe, tornar o ambiente de UTI neonatal acolhedor para os pais, permitir que estes pais participem dos cuidados com o bebê, escutar esta família e o mais breve possível iniciar o contato pele a pele com a mãe e/ou pai.
O Pediatra especialista para acompanhar estes bebês prematuros, após a alta, deve ser preferencialmente Neonatalogista, afinal um bebê prematuro exige uma puericultura diferente de um bebê nascido a termo e tem inúmeras particularidades no seu seguimento.
Portanto, o melhor investimento é aceitar o desafio de oferecer, dentro dessas adversidades, um atendimento cada vez mais diferenciado e humanizado, capaz de gerar dentro destes bebês prematuros uma certeza em suas possibilidades futuras.