O acompanhamento de um profissional de confiança
A relação entre o pediatra e a família, quando bem estabelecida, se extende desde o campo do diagnóstico e tratamento até melhoria das relações inter pessoais.
Papel do pediatra na vida da criança e da família
A vinculação com esse profissional se inicia durante a gestação, onde a mãe tem a chance de escolher quem será o pediatra do seu filho. Muitas mães não sabem, mas o ideal é que se faça uma consulta com um pediatra durante a gestação para que ela possa ser apresentada às necessidades e aos cuidados para com o bebê, rotina de consultas, preparo e importância do aleitamento, além da atenuação de dificuldades.
“É muito importante que a família toda participe deste momento, já que haverá uma mudança na rotina dessa casa.”
A relação entre o pediatra e a família, quando bem estabelecida, se extende desde o campo do diagnóstico e tratamento até a melhoria das relações inter pessoais.
“ Existe um casamento entre o pediatra e a família, essa relação de confiança é essencial para o acompanhamento da criança desde o nascimento até a adolescência”.
Até que idade ir ao pediatra?
O pediatra é o médico mais capacitado e qualificado para entender toda a complexidade e as mudanças que envolvem as fases da vida de uma pessoa desde o nascimento até os 19 anos de idade.
O pediatra age como se fosse um Guardião da saúde da criança, por exemplo na adesão às campanhas de vacinação, prevenção de acidentes, controle do peso e autocuidado, auxiliando as famílias a darem uma melhor qualidade de vida para as crianças.
Devem estimular a leitura, a prática de exercícios físicos, favorecer a autoestima das crianças e de suas famílias e auxiliar no enfrentamento de dificuldades escolares, sociais e sexuais.
Para toda família, o ideal é que a sua criança e/ou adolescente tenha um pediatra que o conheça e o acompanhe nos seus processos de crescimento e desenvolvimento e mais do que orientar e prescrever, a relação entre o pediatra e a família deve ser cercada de carinho, responsabilidade e muita confiança.
Esses Guardiões da Saúde das Crianças, têm papel fundamental no suporte ao aleitamento materno, na adesão de campanhas de vacinação, prevenção de acidentes (sejam eles de qualquer área), controle do peso, autocuidado e auxiliando as famílias a darem uma melhor qualidade de vida para as crianças.