O Silicone Impede a Amamentação?
Doutor, se eu colocar a prótese de silicone posso amamentar? A resposta é sim. Esta pergunta é feita com frequência por mulheres que desejam colocar silicone e engravidar. Para falar sobre o assunto, o Dr. Rodrigo Antoniassi, cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, esclarece dúvidas sobre silicone e amamentação.
De acordo com o cirurgião, a prótese de silicone não impede a amamentação porque não altera as glândulas mamárias responsáveis pela produção do leite. Há diversos fatores que influenciam e também dificultam a lactação: formato do mamilo, encaixe adequado da boca do bebê ao mamilo da mãe, fissura, mastite (inflamação da mama que gera desconforto), rejeição do bebê ao peito e lesão de ducto mamário.
A prótese pode ser introduzida por dois métodos: atrás da glândula mamária e atrás do músculo. Ambas são seguras e não interferem na amamentação. A escolha da técnica é definida durante a avaliação, após medidas do tórax, análise do biotipo, estatura e capacidade de distensão da pele da paciente. “Existem variações técnicas para a prótese de silicone, por isso é importante avaliação minuciosa para definir tamanho, formato e a técnica adequada a ser utilizada para cada caso, pois cada paciente possui uma estrutura particular”, explica Antoniassi.
Outra preocupação que envolve silicone e amamentação é se o filho pode rejeitar os seios com silicone porque são mais firmes ou se os mesmos podem chegar a estourar. O médico esclareceu que o bebê só mama no peito da mãe, portanto não saberá se existem outras consistências de mamas e também não existe risco de estourar, pois só estouram porque estão velhos ou após um forte trauma. As bombinhas de tirar leite também podem ser utilizadas por mulheres com próteses sem problema algum.
Após o período de lactação, a tendência é que os seios caiam - e com o silicone não é diferente. “A técnica que implanta as próteses atrás dos músculos geralmente cede menos do que as colocadas embaixo da glândula, em razão de ser sustentadas pelo corpo”, avalia o médico.
Já as mastites e fissuras com silicone, não têm relação com a cirurgia. Como a pele esticou para a colocação da prótese, quando os seios aumentam, em razão da produção do leite, o ideal é passar cremes hidratantes para evitar estrias. A orientação é que as mulheres grávidas conversem com o seu médico sobre o assunto durante os exames de pré-natal para evitar problemas com a lactação.