• Profissionais
    • Médicos
    • Dentistas
    • Fisioterapeutas
    • Nutricionistas
    • Psicólogos
    • Fonoaudiólogos
  • Matérias
  • Clínicas
  • Hospitais
  • Exames
    • Exames de Laboratório
    • Exames por Imagem
  • Farmácias
    • Drogarias
    • Farmácias de Manipulação
  • Gestão em Saúde
    • Consultoria
    • Contabildiade
    • Direito Médico
    • Marketing
  • Geisa Mara Lucas Barboza
  • 895 Visualizações
  • 11/12/2019

O Respirador Bucal na Clínica Fonoaudiológica

“Interferir, o mais precocemente possível, neste processo, é a melhor maneira de tratar esta patologia¨

Respirar de forma predominantemente bucal é um desconforto, comprovadamente importante, além de ocasionar alterações orgânico-funcionais. Vários profissionais da área da saúde deverão estar envolvidos no diagnóstico e no tratamento como o otorrinolaringologista, o fisioterapeuta, o fonoaudiólogo e, algumas vezes, quando os acometimentos respiratórios alterarem também o aspecto emocional e a aprendizagem, o psicólogo e os profissionais da educação.

A respiração bucal é vista, então, como uma síndrome que requer atenção de todos os especialistas que entram em contato com o sujeito em todas as fases do seu crescimento e desenvolvimento. Abrir a boca para respirar, desviando a passagem do ar da nasofaringe para a bucofaringe, causa muitos problemas inclusive os desvios de fala associados às alterações funcionais de mastigação, sucção e deglutição, cabendo ao fonoaudiólogo fazer parte dessa equipe de trabalho na tentativa de adequar ou minimizar a ação danosa destas adaptações musculares e esqueléticas.

Cabe ao fonoaudiólogo desenvolver conhecimentos sobre várias áreas que envolvam esta patologia, tais como causas, etiologias, consequências e efeitos. Além dos conhecimentos em relação à anatomofisiologia, principalmente da boca, face e pescoço.

Muitas vezes, a alteração do sono se encontra presente. O paciente respirador bucal, em geral, não dorme bem, tem sono leve e agitado e, algumas vezes, com episódios de apneia. Essas características do sono, nestes pacientes, deixam-lhes o estado de vigília comprometido, com vários episódios de sonolência durante o dia, levando-os a uma inaptidão para atividades físicas e de aprendizagem nas crianças e nos adultos uma certa indisposição para o trabalho e baixa produtividade. Quanto ao tratamento fonoaudiológico, ao adequarmos a musculatura de orofaringe, esses indivíduos passarão a ter menos despertares noturnos, menos ronco e, que durante o dia, conseguirão desenvolver seus afazeres normalmente”.

Essas características associadas ao mal-estar ou desconforto crônico de respirar pela boca, assim como baixa oxigenação funcional constante, levam a uma alteração de comportamento que compromete a autoestima e a sociabilização.

Uma criança com sete anos de idade, por exemplo, com essas características, que vive com outras crianças respiradoras nasais, é constantemente estimulada a participar de atividades como jogar e brincadeiras que requerem uma boa disposição física, atenção e concentração auditiva e visual. Sendo o seu desempenho abaixo do esperado pelo grupo, a tendência é que a criança se afaste, ou seja afastada, dessas atividades, preferindo, muitas vezes, o isolamento em atividades mais “sossegadas”. Isto acarreta seu afastamento gradual do grupo, levando à baixa estima e falta do vínculo social-afetivo.

Esse processo se repete nas atividades de aprendizagem, em que o comprometimento é visível. Uma criança que não dorme bem, não respira bem e tem baixa estima não poderá ter um bom desempenho escolar e, muitas vezes, é prejudicado com reprovações e exigências por parte dos pais ou dos professores, que desconhecendo a causa do problema o rotulam como preguiçoso ou desinteressado.

Nos pacientes adultos, essas observações são importantes porque provavelmente o seu desenvolvimento socioemocional e educacional tem uma história parecida com esta. Muitas vezes, o seu desempenho profissional e a sua vida pessoal têm traços e marcas da sua respiração bucal crônica.

É importante esclarecer ao leigo que: “O respirador bucal não vive com o olhar na lua”, é a sua posição de cabeça que o obriga a desviar o olhar da linha do horizonte. Que “o respirador bucal não tem aspecto de bobo”, é a sua característica miofuncional facial que proporciona esta fisionomia. Que “o respirador bucal não é preguiçoso”, mas dorme mal e, portanto, é sonolento e não pode gastar oxigênio em atividades físicas exageradas porque sua respiração é superficial.

Compartilhar Matéria

  1. Geisa Mara Lucas Barboza says:
    CRFA 10.140

    Fonoaudiologia

Matérias Relacionadas

Fonoaudiologia
Logistics
  • Érica Picoli

Perda auditiva é invisível, mas os impactos são profundos

205 Visualizações
Fonoaudiologia
Logistics
  • Elislene Sanches Paredero

Você sabia que cuidar da saúde auditiva vai muito além de escutar bem?

830 Visualizações
Fonoaudiologia
Logistics
  • Elislene Sanches Paredero

ZUMBIDO - Causas e Tratamentos

892 Visualizações
Fonoaudiologia
Logistics
  • Janaina Bosso

Por que ouvir Bem?

790 Visualizações
Fonoaudiologia
Logistics
  • Dra. Livia Maria Daniel

Por que ficou mais difícil de ouvir com o uso de máscaras?

843 Visualizações
Fonoaudiologia
Logistics
  • Dra. Livia Maria Daniel

Qual o Valor do Aparelho Auditivo?

785 Visualizações
Fonoaudiologia
Logistics
  • Alessandra Roberta Gil

A Surdez na terceira idade

918 Visualizações
Fonoaudiologia
Logistics
  • Dra. Livia Maria Daniel

A adaptação do aparelho auditivo da criança é igual a do adulto?

770 Visualizações
Fonoaudiologia
Logistics
  • Dra. Livia Maria Daniel

Comece o ano ouvindo bem

818 Visualizações
Fonoaudiologia
Logistics
  • Elislene Sanches Paredero

Sinais de perda auditiva

650 Visualizações
Fonoaudiologia
Logistics
  • Elislene Sanches Paredero

Como Diagnosticar a perda Auditiva Precoce

807 Visualizações
Fonoaudiologia
Logistics
  • Informação que Salva

Por que estou tendo dificuldade em ouvir?

1169 Visualizações
Fonoaudiologia
Logistics
  • Elislene Sanches Paredero

Saúde auditiva está relacionada à saúde cognitiva

849 Visualizações
Fonoaudiologia
Logistics
  • Mirella Boaglio Horiuti

Centro Auditivo Aquarius

858 Visualizações
Fonoaudiologia
Logistics
  • Dra. Miriam Regina Pupin

Diagnóstico precoce na deficiência auditiva

793 Visualizações

Pesquisar



Links

  • Profissionais
  • Matérias

Contato

  • (17) 3215-4042
  • (17) 99154-4546
  • contato@informacaoquesalva.com.br
Copyright 2022 | Por NKN.Digital