O Poder das Agulhas
A acupuntura, modalidade terapêutica praticada na China há quatro mil anos, pode ser utilizada para tratar doenças dos sistemas musculoesquelético, respiratório, neurológico e digestores, além de auxiliar no tratamento de obesidade, depressão, estresse e afecções dermatológicas. Com a espessura de um fio de cabelo, as agulhas utilizadas no tratamento de acupuntura são colocadas em pontos específicos sob a pele.
De acordo com a médica Marília Funes - (CRM 37.167), especialista em acupuntura, dor e anestesia, da Clínica Nuclehum, a técnica estimula pontos do corpo, liberando substâncias químicas no organismo, as quais produzem efeitos analgésico e anti-inflamatório, aliviando as dores e outros sintomas decorrentes de diversas doenças.
A Medicina Tradicional Chinesa é fundamentada na filosofia oriental e no conceito de energia vital. Os mestres ensinavam que a doença é uma alteração ou desgaste das funções do corpo, provocados por fatores externos: frio, calor, umidade, fatores emocionais e nutricionais. Para o tratamento, a Medicina Tradicional Chinesa usa, além da acupuntura, outras técnicas, como: Eletroacupuntura, Auriculoterapia, Moxibustão, Ventosaterapia e Fitoterapia.
Segundo a Dra. Marília, a dor é um sintoma que geralmente acompanha uma doença, descrita como um sofrimento de origem física ou psíquica. “Os fenômenos de dor podem ser caracterizados como dor aguda, com duração de três a seis meses, passando a ser considerada como dor crônica após seis meses. A acupuntura auxilia no tratamento tanto da dor aguda como crônica, aliviando os sintomas da mesma, além de melhorar as alterações emocionais que acompanham a dor física e/ou psíquica”, diz.
Com relação à duração, o tratamento pode variar de acordo com cada caso. Para doenças agudas e leves, são recomendadas no mínimo dez sessões. Já em caso de dor crônica serão necessárias mais sessões. Antes de iniciar as sessões, a orientação é não ingerir bebidas alcoólicas e alimentos em excesso. O ideal é comer algo leve para evitar desconfortos. Durante o tratamento, o paciente deve usar roupas confortáveis e soltas, além de procurar manter a mente tranquila. É essencial desligar o celular. Após as sessões, evite dirigir em caso de sonolência e o contato com água durante duas horas.
A médica explica que as reações são muito variáveis. “Dentre as reações mais relatadas por pacientes estão: sensação de flutuação, de bem-estar, de calma, de sonolência, de algo estar mexendo internamente, vontade de chorar, coceira, alívio de opressão no peito, aumento da motilidade intestinal e vontade de urinar”, comenta.
A técnica é eficaz para tratar diversas doenças, melhorar os sintomas de dor e devolver o prazer de viver. Outro benefício é a ausência de efeitos secundários — isso faz com que o método milenar seja preferido por muitas pessoas que sofrem com efeitos colaterais de medicações.