O Iceberg da depressão
Muitas pessoas acham que a depressão é frescura, porém ela é uma doença silenciosa que mata!
A depressão é um transtorno afetivo, atrelada à melancolia e à angústia sendo, portanto, um sofrimento psíquico que se caracteriza por uma tristeza intensa, de longa duração, na qual não tenho capacidade de pensar para superar este sofrimento. Quando passamos por momentos difíceis em nossas vidas, é comum sentirmos tristeza, desânimo ou mau humor, porém, com o passar do tempo, consigo resolver este sentimento que me aflige.
A depressão está muito associada aos fatores genéticos em conjunto com os estressores de nossas vidas, porém dependendo da intensidade do fator ambiental, pode acontecer pessoas sem história familiar da doença. Apresenta início insidioso em qualquer faixa etária (infância, adolescência, adultos e idosos) e tem curso longo que aconete a qualidade de vida e a capacidade de quem a sofre. O início precoce está associado a uma probabilidade maior a genética e nível de estresse crônico, como a maneira de educar a criança, perdas recorrentes de familiares, podendo ser agravado na adolescência pelo uso de substâncias psicoativas (drogas).
Assim como no Iceberg também é nossa mente, alguns sintomas são visíveis, mas existem outros imperceptíveis que carregamos por muitos anos. Mas além do que é de fato notável na postura da pessoa, há ainda mais sintomas que não são tão visíveis assim.
A melhor forma é cuidando da mente e do corpo. Ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, saber lidar com o estresse, compartilhar os problemas, procurar tratamento o quanto antes (psicólogo ou médico), entre outros.
Para se prevenir é preciso lembrar que não existem pequenas conquistas nem grandes conquistas. Estamos em constante evolução e cada passo que damos é essencial para você chegar ao seu "destino final".
Depressão não é frescura e devemos cuidar da nossa saúde emocional, procure um psiquiatra! E lembre-se, na terapia é possível descobrir as raízes da depressão e identificar as consequências dela para a sua vida. O importante é sentir-se satisfeito e ser resiliente.