Novidades no Tratamento do Melasma
O melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento do pescoço, colo e até dos braços. É mais comum nas mulheres e sua causa não está completamente definida. Existem vários fatores envolvidos no surgimento ou piora dessa condição como uso de anticoncepcionais, gravidez, exposição solar e predisposição genética.
FOTOPROTEÇÃO
O ponto de partida no tratamento é o uso diário de um filtro solar potente, físico e químico, com FPS alto nas áreas afetadas. Optar por protetores solares com proteção UVA, UVB e mais modernamente, PROTEÇÃO CONTRA INFRA-VERMELHO E LUZ VISÍVEL (de preferência, FOTOPROTETORES COM COR DE BASE, que contêm óxido de ferro, conferindo excelente proteção contra luz azul).
CREMES
Existem vários ativos que podem estar presentes nos cremes e auxiliam no clareamento das manchas, como ácidos glicólico, retinóico, azeláico, fítico, kójico, mandélico, dióico e tranexâmico, dentre outros. Mais modernamente, ativos despigmentantes como THIAMIDOL e CISTEAMINA têm mostrado resultados bastante satisfatórios. Usar um produto com VITAMINA C antes da aplicação do protetor solar também auxilia no tratamento. Entretanto, vale lembrar que o tempo necessário para estabilizar o melasma e impedir que mínimas exposições solares façam retornar o pigmento pode ser de meses ou até anos.
PEELINGS
Os peelings químicos podem auxiliar no clareamento gradual do melasma e sua composição é bastante variável, geralmente envolvendo uma combinação de ativos clareadores no mesmo produto. A HIDROQUINONA tem sido cada vez menos utilizada (tanto em cremes quanto em peelings) devido à sua toxicidade e possibilidade de efeito-rebote!
TECNOLOGIAS
As grandes novidades no tratamento do melasma estão nessa categoria e incluem MMP e MICROAGULHAMENTO ROBÓTICO, seguidos de DRUG DELIVERY. Essas técnicas promovem microperfurações na pele, permitindo uma maior penetração dos ativos clareadores que são aplicados em seguida. O LASER Nd: YAG QS também revolucionou a terapêutica do melasma, promovendo clareamento gradual e seguro das manchas.
SUPLEMENTAÇÃO ORAL
Suplementação oral e diária com um blend de ativos antioxidantes (polipodyum leucotomus, luteína, licopeno, oli-ola e pycnogenol) associados a lactobacilos, principalmente o L. johnsonii tem sido amplamente utilizado, potencializando o efeito clareador.
ATENÇÃO!!!!
É de extrema importância que o acompanhamento do melasma seja realizado por um profissional capacitado, uma vez que é uma dermatose crônica, que NÃO TEM CURA E SIM CONTROLE e tratamentos ou procedimentos inadequados podem levar à piora importante das manchas.