Neuroma de Morton e seu tratamento com Palmilhas Posturais
O Neuroma de Morton é o nome que se dá a uma lesão que ocorre em um nervo do pé. A dor é caraterística entre o terceiro e o quarto dedo.
Causas
As causas exatas do neuroma de Morton ainda são desconhecidas, mas acredita-se que este problema possa estar relacionado a uma reação do nervo do pé a qualquer tipo de irritação, pressão, erro de pisada ou lesão que ocorra.
As razões pelas quais uma pessoa desenvolve neuroma de Morton estão mais relacionadas aos
fatores de risco do que a uma causa específica.
Fatores de risco
Diversos fatores de risco podem elevar as chances de uma pessoa vir a desenvolver neuroma de Morton. Veja:
Salto alto
O uso de sapatos com salto alto ou sapatos que são muito apertados ou mal encaixados colocam pressão extra sobre os dedos do pé, aumentando as chances de neuroma de Morton.
Alguns esportes
Atividades esportivas de alto impacto, como corrida, e esportes que exijam o uso de sapatos mais apertados, como esqui ou escalada, podem aumentar os riscos de uma pessoa vir a ter algum tipo de problema no pé.
Desvio de pisada Os pés se adaptam ao ambiente, calçado e dia a dia de cada pessoa. Uma mudança no centro de gravidade, uma lesão ou até mesmo uma mudança postural pode começar a gerar sintomas de dor na região dos metatarsos.
Tratamento de Neuroma de Morton – Palmilhas Posturais Alguns ortopedistas e fisioterapeutas aconselham o uso de palmilhas principalmente quando há queixa de dor.
É fundamental realizar uma avaliação para melhor orientação. A partir disso é possível realizar a montagem de uma Palmilha personalizada de acordo com a individualidade de cada caso.
Elas são fabricadas com material termo moldável que molda toda a estrutura do pé. São bem leves e finas, além de serem adaptáveis na maioria dos calçados fechados.
Palmilhas posturais são uma forma de tratamento muito recomendada para prevenir e tratar dores nos pés, tornozelos, joelhos e até mesmo na coluna.
Algumas indicações do uso de PALMILHAS:
Neuroma de Morton
• Alterações Posturais: Escoliose, Hipercifose, Hiperlordose;
• Perna mais curta (Discrepância de membros inferiores);
• Pé plano (chato);
• Joelho varo e valgo (joelho com desvio para dentro ou para fora);
Calçados muito desgastados;