Não deixe a Cárie da mamadeira pegar seu Filho
Mamadeiras e chupetas, aliadas à má higienização podem se tornar grandes vilões quando falamos da saúde bucal dos pequenos. A limpeza inadequada da boca do bebê e adição de substâncias como açúcares e mel nas chupetas e mamadeiras podem ser responsáveis pela cárie da mamadeira e problemas gengivais. Sim, bebês e crianças com dentes de leite podem ter cáries.
“É Muito importante que os pais levem seus filhos ao dentista nos primeiros meses de vida. É nessa fase que eles serão orientados sobre cuidados com a saúde e higiene bucal da criança”, afirma a dentista Livia Nazareth, da Clínica de Odontologia Mundidents.
Com uma gaze e água limpa, os responsáveis devem fazer a higienização diária para remover restos de leite da boca da criança. Assim que os primeiros dentinhos apontarem, a gaze deve ser substituída por uma dedeira, que a partir do primeiro ano de vida será trocada pela escova de dentes infantil.
De acordo com a dentista, nas fases do aparecimento dos primeiros dentinhos, os cuidados com a higienização devem ser redobrados. “Os pais são o maior exemplo das crianças. Se elas crescem e enxergam dentro de casa a importância do cuidado com a saúde bucal, essa ação vira um hábito por toda a vida”, diz.
O relacionamento entre pais e dentistas é muito importante, já que esse vínculo faz com que os pequenos tenham confiança no profissional e melhor aceitação durante as consultas. Os pais jamais devem associar a ida ao dentista como um castigo para as crianças.
Buscar por um odontopediatra, profissional responsável por cuidar do sorriso das crianças, a partir dos quatro meses de vida dos pequenos é o melhor caminho.
Quanto mais tardia a primeira consulta de uma criança ao dentista, mais desconfortável ela pode se tornar. “A criança já pode ter desenvolvido algum hábito ruim, ou problema bucal, e a demora na avaliação pode causar desvios e irregularidades dentofaciais durante o crescimento”, explica a dentista.
O tratamento dessas más oclusões, como são chamadas as irregularidades dentais, é a ortodontia. Desvios dentários, por hábitos como o de sucção de dedo ou chupeta, podem ser resolvidos se o dentista for procurado logo nos primeiros anos de vida da criança.
Além de prejudicar a autoestima do paciente, as más oclusões facilitam o aparecimento de problemas na deglutição, mastigação e fala.
Os aparelhos ortodônticos são a melhor maneira de corrigir as más oclusões e hábitos inadequados. “A idade de uma pessoa não deve interferir no tratamento ortodôntico e nas visitas regulares ao dentista. É muito importante que os pais tenham consciência de que uma visita preventiva pode diminuir o tempo de um futuro tratamento e evitar problemas de saúde bucal mais graves”, diz Lívia.