Muito além da perda do peso
Com o passar dos anos e milhares de pacientes operados, surgiram importantes estudos que evidenciaram outro grande benefício, além da perda de peso, esses pacientes apresentaram uma significativa alteração metabólica.
As cirurgias para o tratamento de obesidade são conhecidas e realizadas há muitos anos no Brasil e no mundo. No início, por ser o excesso de peso a preocupação inicial, deu-se a esse conceito o nome de cirurgia bariátrica, do grego baros que significa peso, e assim difundiu-se entre os médicos e os pacientes.
Com o passar dos anos e milhares de pacientes operados, surgiram importantes estudos que evidenciaram outro grande benefício, além da perda de peso, esses pacientes apresentaram uma significativa alteração metabólica. Um estudo publicado recentemente no Journal of the American Medical Association – JAMA reforçou as evidências de que o procedimento é eficaz no tratamento do diabete tipo 2, mesmo em longo prazo.
Segundo a pesquisa, a cirurgia apresenta a chance de regressão do diabetes e diminui as complicações das doenças quando comparada ao tratamento com medicamentos.
Outros estudos mostram que tais pacientes submetidos à cirurgia metabólica tiveram melhora na qualidade de vida e redução da necessidade de medicações para controle de pressão e colesterol, além de acabar com apneias de sono em muitos casos.
Os avanços no entendimento dos processos metabólicos têm permitido a compreensão dos mecanismos que regulam o controle de peso. Hoje, sabe-se que a capacidade de perder ou manter peso vai muito além do número de calorias ingerido e está relacionada a um sistema complexo que envolve hormônios e sinais cerebrais.
Com isso, a cirurgia metabólica é capaz de alterar a fisiologia do corpo mudando a programação de armazenamento da gordura, as percepções de fome e saciedade e alterando a forma como o corpo processa a ingestão de nutrientes e regula as funções metabólicas.
O procedimento é o mesmo realizado para perda de peso e por via laparoscópica, sendo cada vez mais rápido e mais seguro reduzindo as chances de complicações.