Mitos e Verdades sobre Modulação Hormonal
A modulação hormonal é o método através do qual, a partir de exames laboratoriais, traçamos o perfil hormonal do paciente, detectando suas necessidades hormonais. Com isso, podemos iniciar um programa de equilíbrio metabólico para que o paciente atinja um padrão hormonal compatível com o que se deseja.
Existem seis “pausas” que podem acometer os seres humanos a partir dos 25-30 anos de idade, que trazem sinais e sintomas diversos e atrapalham nosso bem-estar. Elas são relacionadas com baixas de: testosterona, estradiol, progesterona, melatonina, pregnenolona e ocitocina.
Por isso, é tão importante que cada pessoa tenha um tratamento hormonal adequado! Porém, observamos muitas dúvidas em relação a hormônios. Seguem algumas:
A única forma de reposição é via oral.
MITO. Os métodos com melhores resultados, os implantes subcutâneos e géis aplicados diariamente na pele ou pela via vaginal. A vantagem dos métodos que não passam pela via oral é que os hormônios caem direto na corrente sanguínea, o que não sobrecarrega o fígado, diminuindo a possibilidade de danos hepáticos e amenizando efeitos colaterais.
O tratamento engorda.
MITO. Uma modulação bem feita traz melhora no bem-estar emocional e físico do paciente, melhorando massa muscular, pele e cabelos, além de diminuir a gordura.
A reposição hormonal auxilia no tratamento da osteoporose
VERDADE. Previne a perda de massa óssea e de massa muscular.
O tratamento causa câncer
MITO. Uma das maiores preocupações dos pacientes que se submetem à reposição hormonal. Já foi comprovado por vários estudos que o uso de hormônios por homens e mulheres não desenvolvem cânceres como próstata, mama e endométrio. Porém, antes de fazer a reposição, é indicado um rastreamento de presença de câncer já instalado. Nesses casos, o hormônio pode estimular o seu crescimento.
Só faz modulação hormonal pessoas acima de 50 anos
MITO. Os homens atingem seus maiores níveis de testosterona por volta dos 17 anos. Esse nível mantém-se por algum tempo, mas começa a entrar em declínio dos 30 aos 40. Porém, dependendo da alimentação e estilo de vida da pessoa, esses níveis podem estar baixos em pessoas mais jovens. Já nas mulheres, devido ao uso indiscriminado de anticoncepcionais, vemos jovens com níveis hormonais cada vez mais descontrolados.
Traz benefícios à saúde
VERDADE. Quando feita corretamente, a reposição hormonal é benéfica à saúde em diversos aspectos. Atua no processo de retardamento do envelhecimento humano, além de contribuir para a manutenção da qualidade de vida. Alguns exemplos são vistos na perda de peso, no aumento de massa muscular e na saúde óssea, além de maiores níveis de libido e disposição.