Mito ou realidade? Frio pode realmente agravar ou causar dores?
Você já ouviu alguém falar que seus “ossos estão doendo de frio”? Ou que sente uma “dor nas juntas” quando a temperatura começa a cair? Pois isso é real e existem algumas teorias científicas para explicar. Uma teoria fala que, quando estamos expostos ao frio, nosso corpo tenta se manter aquecido e, uma das estratégias é contrair os músculos (por isso também "trememos de frio").
Essa contração pode sobrecarregar as articulações que sustentam os músculos, levando a dor (tanto nas articulações quanto nos músculos, que ficaram contraindo por muito tempo). Outra teoria sugere que, quando está frio, o corpo busca conservar o calor enviando maior quantidade de sangue para órgãos do centro do corpo, como coração e pulmão.
Com isso, outras partes como pernas, braços, ombros, articulações, recebem menos sangue, ficando rígidas e frias, causando a dor. Um outro fator levantado é que no frio, os vasos sanguíneos diminuem de diâmetro e, com isso, menos sangue consegue circular pelo corpo.
Se menos sangue circula, menos oxigênio está sendo bombeado pelo sangue. Com isso as toxinas têm dificuldade de ser removidas, se acumulando e causando a dor. A dor pode ser ainda maior se a pessoa tiver artrite reumatoide, doença de Raynaud, alguma lesão, fratura ou inflamação nos ossos.
Geralmente, essa dor é nos joelhos, ombros, quadris e tornozelos. Existem outras teorias sobre a relação entre o frio e a dor.
Como evitar dor? Para passar o inverno todo livre dos desconfortos relacionados ao frio, algumas dicas simples podem ajudar.
Primeiramente, mantenha-se sempre bem aquecido – roupas grossas, com as extremidades do corpo sempre cobertas (mãos, pés, cabeça). O alongamento diário, logo após acordar, é de grande auxílio para manter as articulações lubrificadas e para minimizar a rigidez muscular decorrente do frio. Por fim, exercícios físicos são fundamentais – vença a vontade de ficar na cama e priorize sua saúde e disposição. Mantenha-se aquecido! Aqueça seu corpo antes de se exercitar e, quando estiver fora de casa, use roupas apropriadas para o frio.