Microbiota Intestinal: Um mundo Invisível dentro de nós!
Hoje, tem se falado muito sobre microbiota intestinal, mas sempre geram dúvidas sobre o que realmente é e se é boa ou ruim, ou até mesmo até onde interfere em nossa vida. Também para muitos só é lembrada quando temos uma diarreia ou uma possível intoxicação alimentar, mas ela é muito mais que isso.
A chamada microbiota intestinal é composta pelos seres vivos, bactérias, entre outros, que moram dentro de nosso intestino e que começam a se instalar no momento de nosso nascimento e viverão conosco até o final de nossas vidas. Tais bactérias vão aumentando com o passar dos dias até estabilizar e fazer parte de nossa vida, formando um mundo invisível dentro de nós.
Estão sendo realizados inúmeros estudos sobre qual a relação dessa microbiota com o nosso organismo, observando a relação delas e nosso sistema imune, com nossa defesa e com o desenvolvimento de doenças. Mais recentemente, foram estudadas também as relações entre elas e o nosso metabolismo, levando em consideração obesidade, emagrecimento e diabetes, entre outros.
No caso do nosso sistema imune, interage diretamente com os alimentos, com a mucosa (parede) do intestino e com os patógenos que estiverem ali, modulando a nossa resposta a eles e contra outros intrusos causadores de doenças. Nesse contexto, também ajuda a regular nossa resposta a doenças autoimunes dentre elas a doença de Crohn. Existem trabalhos também sobre as doenças neurológicas e psiquiátricas, como depressão, ansiedade e autismo.
Dentro dessa nova fronteira de estudos, foi desenvolvido o transplante de microbiota, que consiste na retirada de bactérias saudáveis de um doador com boa saúde intestinal e colocadas no intestino de outro que esteja doente. E este poderá apresentar uma melhora importante após o procedimento.
Começamos, então, a olhar com outros olhos para este mundo invisível que é de grande importância em nossa vida, e mais, de grande importância em todo o funcionamento de nosso sistema orgânico. Será que precisamos mais deste mundo que ele de nós?