Metabolismo e Obesidade - entenda a sua Taxa Metabólica Basal
Muitas pacientes que vão até a clínica se aventuram em dietas altamente restritivas, muitas das vezes podendo comprometer, inclusive, o funcionamento do seu próprio organismo.
O metabolismo é o sistema que faz tudo funcionar em ordem, ajudando a manter e construir tecidos, produzir energia e garantir que você fique saudável. Por exemplo, enzimas responsáveis por metabolizar as reservas de energia têm menor atividade em obesos e pós obesos. Além disso, há evidências de que pessoas com excesso de peso gastam menos energia quando estão em repouso e, pior, há casos em que o metabolismo cai ainda mais, se passa a comer menos ou se exercitar mais!
E aí que entra a Taxa Metabólica Basal, você já ouviu falar? Ela nada mais é do que a quantidade mínima necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso. O metabolismo basal é responsável por até 75% do gasto calórico de todo o dia. Quanto maior a TMB maior será o seu gasto calórico. A TMB pode variar de acordo com alguns fatores como peso, altura, sexo, idade, biótipo e nível de atividade física.
Por questões anatômicas, é comum que a TMB de homens e mulheres seja diferente (em geral, a dos homens é maior), já que homens possuem maior volume muscular e menos gordura. É somente a partir da TMB do indivíduo que conseguimos saber qual é o gasto energético total (GET) que ele tem, e, juntamente com o fator de atividade (FA), podemos elaborar um #plano alimentar para ele (seja de déficit ou superávit calórico). Através desse cálculo da Taxa Metabólica Basal, você consegue determinar quantas calorias você deve consumir para EMAGRECER!!
Independente do que você deseja, emagrecer, manter ou ganhar peso somente um profissional especializado poderá fazer o cálculo corretamente, levando em conta todos os exames que precisam ser feitos para ter o resultado esperado, com saúde e sem correr riscos.