Medicina regenerativa: uma nova era na saúde
Medicina regenerativa: uma nova era na saúde
A Medicina Regenerativa surge como uma possibilidade de se fazer saúde a partir da regeneração celular. As células do nosso corpo envelhecem e morrem todos os dias, em velocidade diferentes, é claro. Hoje o termo senescência celular, ou seja, o envelhecimento das células com suas alterações fisiológicas se tornou a tônica pra se pensar em saúde e o surgimento das doenças. O tempo pode avançar e nem por isso nossas células têm que envelhecer na mesma velocidade.
Podemos nos tornar pessoas mais jovens né medida que o tempo passa, se o processo de regeneração de nossas células estiverem em bom funcionamento.
Podemos, sim, fazer aniversários negativos e comemorá-los com uma velinha a menos enquanto o tempo vai passando.
Então pressupõe-se que estamos falando de estilo de vida, que envolve cuidados com alimentação, exercício físico, manejo do stress e muito mais.
Mas, no que diz respeito a cuidados que a Medicina pode oferecer neste sentido muito vem surgindo.
A idéia da regeneração vem também como os recursos que o próprio organismo possui. Temos células regenerativas circulando pelo nosso corpo infinitamente. O que se propõe neste tipo de abordagem é potencializar o efeito destas celulas e aínda usá-las nos locais que se precisam delas.
Existem centros de Ortopedia, por exemplo, que usam o Plasma do sangue periférico para fazer regeneração de tecidos. Muitos outros estudos têm mostrado que o material da medula óssea tem um efeito regenerativo muito expressivo sobre estruturas lesadas. O termo Células Medicinais Sinalizadoras tem expressado o quanto estas células são espertas em reconhecerem os alvos a serem recuperados.
Na Clínica Médica, podemos melhorar o funcionamento destas células para torná-las mais ativas e funcionantes. Melhorias na performance cognitiva, em condições neuro degenerativas, alterações metabólicas, dores crônicas, inclusive as discogênicas, são áreas de atuação da Medicina Regenerativa.
As terapias injetáveis, tratamento mais conhecido como Soroterapia, permite que uma variedade de substâncias seja aplicada na forma endovenosa, intramuscular e ainda subcutânea ou intradérmica, o que possibilita uma maior absorção e eficácia no tratamento.
BENEFÍCIOS
Aproveitamento muito maior das substâncias, ao contrário do processo da via oral onde a passagem pelo aparelho gastrointestinal reduz a absorção das substâncias. Opção segura e eficaz para o tratamento e prevenção de diversas doenças e deficiências nutricionais
Maior rapidez na resposta terapêutica Permite que doses mais altas de nutrientes sejam toleradas, o que pode ser especialmente benéfico em casos de deficiência nutricional ou de doenças crônicas.
As terapias injetáveis usam substâncias como vitaminas, minerais, aminoácidos e outros ativos que otimizam as funções biológicas do organismo, tanto na direção de tratar doenças já instaladas como prevenção e manutenção da saúde.
PRESCRIÇÃO MÉDICA
As Terapias Injetáveis devem ser prescritas por médicos, pois são tratamentos personalizados baseados no diagnóstico clínico e laboratorial, onde se inclui ainda exames de imagens e genéticos, dentro das necessidades de cada paciente.
O protocolo da soroterapia é definido para a necessidade de cada paciente após a consulta médica personalizada. Cada paciente é único e seu tratamento deve ser individualizado.