Maturidade Emocional e Seus Benefícios
Temos uma idade cronológica, uma idade mental e uma idade psicológica. A maturidade emocional não está relacionada com a idade cronológica ou mental.
Podemos desenvolvê-la através de nossas vivências, considerando o que sentimos e como reagimos diante delas. Podemos observar que, até mesmo algumas crianças apresentam grau dematuridade emocional superior à idade cronológica que têm. E alguns adultos em idade avançada, reagem diante da vida como adolescentes.
Uma pessoa emocionalmente madura, passa por situações desafiadoras e pelas dificuldades da vida com uma visão e postura diferente. Confiante na sua capacidade de administrar suas emoções, gerenciá-las em benefício de seu desenvolvimento e relações interpessoais, ela não age de forma impulsiva, sabe fazer a leitura de seus sentimentos, expressa-se com clareza para si e para o outro. Falhas são lições de aprendizagem para a sua construção e ampliação da autoconsciência. Segue em frente sem reclamações e culpas quando entende que falhou. Não acusa o outro, não se coloca como vítima. Responsabiliza-se por suas ações, sentimentos, pensamentos. Tem empatia.
Se você está se identificando com estas características, podemos dizer que está no caminho da construção de uma vida saudável, pois a maturidade emocional possibilita serenidade, tranquilidade e prevenção de doenças físicas que podem se manifestar diante de estress emocional intenso e frequente. Mas se você não se considera emocionalmente maduro(a), nada impede que você invista em seu autoconhecimento de forma a adquirir novos padrões de pensamento, sentimento e ação. Nunca é tarde para ser quem você quer ser. Não desista da busca da sua evolução