Lipolaser Lipoaspiração Auxiliada a Laser
Técnicas recentes para destruição da gordura pelo Laser trazem novas perspectivas em relação ao procedimento de lipoaspiração. A Lipolaser, procedimento realizado por meio de equipamento, diminui o tempo de recuperação e reduz também a dor do pós-operatório.
Quem pode fazer a Lipolaser?
Rodrigo Antoniassi: O procedimento pode ser feito em homens, mulheres e jovens, mas é preciso que estejam em dia com a saúde e apresentem bons resultados nos exames pré-operatórios. O resultado pode variar de acordo com as características e limitações de cada caso, portanto as expectativas devem ser reais em relação ao tratamento.
Quais as diferenças do procedimento cirúrgico com Laser e do método anterior?
Rodrigo Antoniassi: A técnica é como uma lipoaspiração tradicional, onde primeiro infiltramos soro com adrenalina (técnica tumescente) e depois fazemos a vibrolipoaspiração. Logo após este término, usamos o aparelho de laser, que é introduzido por uma cânula mais fina, fazendo movimentos de lipoaspiração mais próximo à pele. Este laser que é disparado vai ajudar na coagulação de vasos sanguíneos e, principalmente, na retração de pele do paciente. Às vezes, dependendo do local a ser lipoaspirado e do nosso objetivo, passamos primeiro o laser, depois lipoaspiramos e depois passamos o laser novamente.
Esse procedimento com Laser pode ser feito em quais partes do corpo?
Rodrigo Antoniassi: A Lipolaser pode ser utilizada no tratamento de celulite, prevenindo e tratando alguns graus de flacidez. Apresenta ótimos resultados em regiões como face - para retirada de queixo duplo, por exemplo - pescoço, braços, parte interna da coxa, joelhos, costas (para retirada dos pneuzinhos que ficam na altura do sutiã), culotes e ginecomastia (mama masculina).
A técnica Lipolaser provoca menos dor? Como é a recuperação?
Rodrigo Antoniassi: Com essa técnica, a dor costuma ser menor e, consequentemente, o uso de analgésicos também. Com o uso do Laser ocorre uma coagulação dos vasos sanguíneos.
O tempo de recuperação da Lipolaser é de uma a duas semanas a menos que a lipoaspiração tradicional. Pacientes que operam somente uma ou duas áreas, podem voltar ao trabalho de 24 a 48 horas após a cirurgia, não se afastando de suas atividades por longos períodos. Outro fator positivo é referente às esquimoses (manchas roxas), que praticamente não existem ou tornam-se bem menor, se comparadas ao procedimento tradicional.