Lipoaspiração tem riscos? Como preveni-los?
A lipoaspiração é o segundo procedimento cirúrgico estético mais realizado no Brasil, atrás apenas da colocação de implantes mamários de silicone. A maioria das pacientes procura esta cirurgia como forma de obter um melhor contorno do corpo, pois a lipoaspiração é um procedimento destinado a remover gordura localizada, como as que se encontram debaixo dos braços, nos quadris e na região abdominal e nas coxas (culotes e região interna).
Embora seja uma cirurgia bastante realizada, eventualmente são veiculadas na mídia notícias de intercorrências relacionadas à lipoaspiração, o que gera preocupação das pacientes em potencial. O fato é que, seja qual for o procedimento cirúrgico realizado, os riscos existem e precisam ser discutidos entre médico e paciente nas consultas de pré-operatório. No geral, as cirurgias plásticas (e a lipoaspiração entre elas) podem estar sujeitas às mesmas complicações que qualquer outro procedimento cirúrgico.
A orientação é procurar profissionais competentes pois, segundo estudo realizado pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo, a maioria dos casos de complicações são de pessoas que fizeram cirurgias com profissionais mal treinados ou não especialistas em cirurgia plástica. É muito importante checar se o profissional é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Na consulta, o especialista deve passar confiança, além de tirar todas as dúvidas do paciente.
As melhores candidatas para cirurgia são pacientes com peso normal ou pouco acima do peso ideal, pois a cirurgia não é indicada como método de emagrecimento. Também deve ser respeitado um limite para a quantidade de gordura que pode ser retirada: o Conselho Federal de Medicina recomenda a retirada de, no máximo, 5% a 7% do peso corporal. Além disso, atualmente utilizamos de um aparelho de Vibrolipoaspiraçao. Esse aparelho tem um sistema pneumático que auxilia na quebra e na retirada da gordura, respeitando as estruturas não gordurosas. O movimento longitudinal e circular da cânula proporciona a retirada da gordura de maneira uniforme. Além disso, possui sistema de segurança que trava sempre que encontra tecido não adiposo, prevenindo complicações.
É importantíssimo que a cirurgia seja realizada em um ambiente adequado, em hospital e não em clínicas ou consultórios sem suporte de anestesia e UTI. Assim, os riscos poderão ser minimizados e aumentam as chances do resultado ser satisfatório.