Lipoaspiração, o “adeus” às gordurinhas localizadas
Sedentarismo, excessos nutricionais associados a fatores hereditários, gravidez e processo natural de envelhecimento contribuem para alterações do contorno do nosso corpo. Além deles, fatores hormonais, como o excesso de estrogênios e a menopausa também estão relacionados com a acúmulo de gorduras localizadas. Na maioria destes casos, as áreas afetadas dificilmente são corrigidas com a dieta e exercício físico.
Para dar “um adeus” às indesejadas gorduras localizadas com eficácia, a lipoaspiração é a intervenção cirúrgica mais recomendada pelos cirurgiões plásticos. O método remodela áreas específicas do corpo, removendo o excesso de depósitos de gordura, melhorando os contornos e a proporção do corpo. Neste procedimento, um aparelho especial de vácuo suga a gordura localizada, resultando no mínimo de cicatrizes. Ele retira o acúmulo de gordura em partes específicas do corpo, como coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo e coxas.
Aplicação
Em alguns casos, a lipoaspiração é realizada isoladamente, em outros, ela é aplicada junto a procedimentos de cirurgia plástica, como o facelift, a redução de mama ou a abdominoplastia. Este método cirúrgico não é um tratamento para a obesidade, além de não substituir a prática de exercícios físicos e bons hábitos alimentares. Aqueles indivíduos com áreas de gordura no corpo que se exercitam regularmente, são os melhores candidatos ao procedimento de lipoaspiração.
Diferenças entre lipoaspiração e lipoescultura
Muita gente confunde a lipoaspiração com a lipoescultura, o que é um erro, já que a lipoaspiração é remoção cirúrgica do excesso de gordura localizada e a lipoescultura é a remoção cirúrgica do excesso de gordura localizada com redistribuição parcial da mesma em áreas onde há escassez.
Lipoaspiração: Verdades e mentiras
1) Qualquer médico tem competência e está habilitado para fazer a lipoaspiração.
Mentira. O correto é realizar a escolha de um especialista em cirurgia plástica credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
2) Depois de fazer a lipoaspiração não se engorda mais na região do procedimento.
Mentira. A cirurgia plástica modela, mas não emagrece. As células de gordura não se regeneram, isto é, uma vez retiradas elas não voltam, porém as que não foram removidas, podem aumentar de volume, compensando a falta das outras. Isto acontece, caso o paciente não tenha uma dieta equilibrada e atividade física diária.
3) A lipoaspiração é a única forma de retirar a gordura localizada.
Verdade. Apesar do esforço com dietas e atividades físicas, há determinadas gordurinhas localizadas que não saem do corpo com facilidade. Para esses casos, a lipoaspiração é uma saída para alcançar o corpo desejado.
4) Pode-se retirar do corpo qualquer quantidade de gordura desejada.
Mentira. Existe um limite de gordura a ser retirada do corpo, que fica entre 5 e 7% do peso da pessoa e não ultrapassar 40% da superfície corporal total. Estes critérios foram definidos pela resolução nº 1.711, de 10 de dezembro de 2003 do Conselho Federal de Medicina.
5) Existe restrição de idade para a cirurgia.
Parcialmente verdade. Aqui, o que manda é a condição de saúde do paciente, devendo-se ter muito critério para indicar a lipoaspiração em adolescentes. Geralmente, se define como uma idade para referência, 18 anos, podendo variar, dependendo da situação e das condições de cada um.
6) A lipoaspiração deixa marcas.
Mentira. A lipoaspiração não deixa marcas no corpo do paciente, com exceção das cicatrizes muito pequenas (de 2 a 4 mm de comprimento) e bem escondidas, que aparecem apenas se o paciente não tiver cuidados no pós-operatório.
7) A lipoaspiração pode ser associada a outras cirurgias.
Verdade. É possível realizar mais de um procedimento na mesma cirurgia, como fazer uma lipoaspiração e também o aumento ou redução de mamas ou plástica de abdome, por exemplo. Há a vantagem de uma possível redução do custo total e também o fato de passar apenas por um período pós-operatório em vez de dois ou mais.