Laser e outros Equipamentos no Tratamento da Pele
Depois da descoberta do Laser como um recurso preciso, rápido e não invasivo, o tratamento dermatológico se tornou mais fácil e prático, deixando de ser uma dor de cabeça para os médicos e pacientes. O processo de cicatrização da pele com o tratamento a Laser é rápido, com baixo risco de cicatrizes ou complicações.
Usos do Laser
Na face, o Laser pode ser usado para tratamento de manchas, melasma, espinhas, olheiras, rugas, flacidez, pelos, dentre outros. As indicações variam de acordo com o fototipo (cor da pele) do paciente e as lesões a serem tratadas. Os tratamentos corporais envolvem equipamentos para remodelamento corporal, flacidez cutânea, estrias, cicatrizes, depilação, varizes e vasos cutâneos. Um dos mais utilizados é o laser de depilação, por exemplo. Nestes casos, o comprimento de onda do Laser utilizado costuma chegar até a raiz do pelo, evitando que o mesmo volte a crescer. Em geral, são necessárias várias sessões, dependendo do tipo de aparelho e da região a ser tratada.
Confira alguns dos principais aparelhos disponíveis no mercado:
Laser Fracionado não Ablativo
Tratamento moderno, com tecnologia não ablativa – melhora rugas, flacidez, poros abertos, cicatrizes e estrias, atingindo a derme profunda sem danificar a epiderme (superfície). Estimula o colágeno e a remodelação da pele sem atrapalhar a rotina do paciente.
A Luz Intensa Pulsada (LIP)
Permite tratar e corrigir diversas lesões de pele, como envelhecimento da face, pescoço e mãos, vasinhos da face, vasinhos laterais do nariz, rosácea, manchas senis, mudanças de textura da pele, olheiras, poiquilodermia (manchas, vasos e envelhecimento do colo e pescoço), depilação definitiva e algumas doenças vasculares.
O Laser Nd-Yag 1064nm Pulso Longo
Permite também tratar os vasos da pele, os vasos do nariz e das pernas, sendo a opção mais segura para depilação em peles negras e morenas, além do escolhido pelos cirurgiões vasculares para tratamento de varizes e vasos nas pernas.
Radiofrequência Uni ou Multipolar
Tecnologia que atinge mais profundamente a pele, remodelando o colágeno e melhorando a flacidez da face, pescoço e corpo. Consagrou- -se como uma das opções seguras e eficazes para retardar a cirurgia plástica de lifting, reduzindo sulcos e rugas. Indicada também para tratamento de gordura localizada e celulite.
A importância do Diagnóstico Médico
Antes de escolher qual o tipo de tratamento ou aparelho de laser a ser utilizado, é recomendado que o paciente agende uma consulta com um dermatologista para se certificar de que o procedimento escolhido é realmente o indicado, evitando assim complicações como queimaduras, manchas, cicatrizes, ou outros danos à saúde.