Infarto - uma doença cada vez comum em jovens
Quero começar dizendo que SIM, É POSSÍVEL e é mais comum do que podemos imaginar.
Até pouco tempo os infartos eram associados a pessoas que tinham baixa qualidade de vida e saúde, sendo mais comum em idosos ou pessoas de idade mais avançada, porém, está cada vez mais comum casos de infarto fulminante em jovens e adultos com até 40 anos.
Pesquisas mostram que nos últimos anos, a taxa de infarto em jovens adultos começou a aumentar. Segundo dados do Ministério da Saúde, de 2013 pra cá os episódios de infarto entre adultos com até 30 anos subiram 13%.
O infarto acontece porque as placas de gordura mais novas oferecem mais risco, fazendo com a artéria fique obstruída pelos coágulos de sangue. A incidência entre o público mais jovem vem aumentando consideravelmente. A situação se agrava, pois poucas pessoas sabem reconhecer os sintomas de um infarto.
Isso reflete os hábitos de vida não saudáveis que os jovens vêm adotando nos últimos anos. Estresse, obesidade, tabagismo, sedentarismo, má alimentação, abuso de álcool, entre outras causas.
Para evitar um desastre desses, ficar atento a antecedentes familiares (avós, pais ou irmãos que infartaram mais cedo), ter acompanhamento médico e buscar um estilo de vida equilibrado.
Por isso, eu sempre falo: a prevenção será SEMPRE o melhor caminho! Comece a cuidar da sua saúde logo cedo. Fique atento, infarto não escolhe idade!