Importância do diagnóstico precoce no Câncer de Fígado
O câncer de fígado é um tumor muito agressivo e que pode levar à morte rapidamente. A enfermidade ocupa a 3ª posição entre as que mais matam no mundo, por isso, a importância de um diagnóstico precoce para tratamento.
Por sua vez, esse câncer pode ser proveniente tanto em pessoas que já possuem doenças hepáticas pré-existentes, e também pela existência de nódulos benignos no fígado que podem se transformar em malignos se não analisados com cuidado.
No início, o câncer de fígado pode não apresentar sintomas, mas, com a evolução gradual, o paciente pode apresentar dor abdominal, distensão abdominal, perda de peso inexplicada, perda de apetite, mal-estar, icterícia (aquela tonalidade amarelada na pele e nos olhos) e ascite (acúmulo de líquido no abdômen) são os principais sinais e sintomas do câncer de fígado. Em alguns casos, o enfermo pode apresentar fezes esbranquiçadas, náuseas, vômitos, palidez e febre.
A estratégia para a detecção precoce do câncer de fígado é ficar atento a quaisquer desses sinais e, então, procurar um cirurgião do aparelho digestivo para avaliação. Nessa estratégia, destaca-se a importância de a população e os profissionais estarem aptos para o reconhecimento dos sinais e sintomas suspeitos de câncer, bem como terem acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde. Em casos de pessoas com histórico familiar, pode-se fazer avaliações e rastreamentos periódicos a critério do médico e paciente.
O rastreamento e detecção do câncer podem envolver alguns exames como: ressonância magnética, tomografia computadorizada e laparoscopia. Junto aos exames vêm as cirurgias minimante invasivas no fígado como a vídeo laparoscópica e cirurgia robótica. Fique atento aos sinais do seu corpo.
Tratamento precoce pode salvar vidas. Procure um cirurgião especialista e faça a investigação e prevenção!