Implantes Dentários
A colocação de implantes dentários para restaurar um ou mais dentes perdidos é sem dúvida a melhor opção de tratamento. Os implantes dentários fornecem próteses naturais e estéticas que muitas vezes são difíceis de distinguir dos dentes naturais, devolvendo ao paciente a função mastigatória, proporcionando segurança e conforto.
O que é um implante dentário?
São substitutos das raízes dos dentes, fabricados em titânio puro e com forma de parafuso, que servem de ancoragem de uma prótese fixa.
Quais são as vantagens de um implante?
São os verdadeiros substitutos dos dentes. O paciente, ao colocar a coroa de cerâmica sobre o implante, não nota diferença em relação aos dentes naturais.
Não tem que suportar as próteses de “pôr e tirar” e não necessita desgastar os dentes adjacentes para colocar dentes fixos.
Todos os pacientes com perda de dentes deveriam repô- -los com próteses implantadas?
Não. A prótese fixada nos próprios dentes (coroas e pontes) ou as próteses removíveis, continuam a ser alternativas válidas em determinadas circunstâncias.
Existe rejeição?
Os implantes são fabricados em titânio puro, o qual demonstrou em inúmeros estudos ser um material biocompatível, comprovando- se que o osso e a gengiva são capazes de se unir diretamente à sua superfície e crescer em volta do implante criando uma autêntica união entre o exterior da boca e o interior do osso.
Só fracassam 1% dos implantes e, normalmente, acontece nas primeiras semanas. Nesse caso removemos o implante e colocamos um outro.
Em que casos está indicada a técnica de carga imediata?
É a técnica indicada em muitos pacientes, mas tem de ser avaliada individualmente, caso a caso, pelo dentista.