Igastroprocto centro médico especializado em exames e consultas
A Clínica iGastroProcto foi implementada com o objetivo de inovar e trazer mais tecnologia e serviços na área de saúde para a cidade de Ribeirão Preto. “Após festejar um 1 ano de funcionamento, muito ainda tem que ser feito para que possamos nos tornar um polo de referência nas áreas de Gastroenterologia e Proctologia”, comenta um dos sócios o Dr. Rafael Kahwage. Situada dentro das dependências do Hospital Ribeirânia, oferecemos, ainda, ampla segurança, moderna estrutura e estacionamento próprio. Além disso, dispomos de uma ampla gama de exames na população adulta e pediátrica, tanto em caráter eletivo, quanto de urgência. Conheça alguns deles:
Colonoscopia
A colonoscopia é um exame no qual o médico se utiliza de um longo tubo flexível com uma câmera, fonte de luz, água, ar e canal para coleta de biópsia na extremidade final do tubo. Após a insuflação de ar, o tubo é introduzido pelo ânus, guiado pelas mãos do médico endoscopista, para a detalhada análise do intestino grosso, válvula ileocecal e íleo terminal através de um monitor ou televisor.
Para que serve o exame?
A colonoscopia serve para detectar diversas doenças do intestino grosso e final do intestino delgado, como: colites por doença autoimune; doença diverticular dos cólons; infecções causadas por vírus (Citomegalovírus, Herpes simples, etc.), bactérias (Clostridium difficile, Mycobacterium tuberculosis, etc.), fungos; úlceras, tumores (pólipo e câncer), sangramentos, obstruções dos órgãos, fístulas, entre outras afecções. Muitas das vezes, as doenças dos órgãos analisados estão relacionadas com os seguintes sintomas: dor ou cólica na barriga, diarreia, perda de peso, febre, sangramento, pus ou muco nas fezes, dor ao evacuar, sensação de peso no baixo ventre após evacuar. Além de detectar doenças, o exame serve para tratar algumas outras doenças, como pólipos, câncer do intestino (a depender do estágio), volvo, sangramentos por diversas causas, obstruções do intestino e, também, serve para a coleta de materiais (biópsia, citologia), quando necessário.
Endoscopia Digestiva Alta
A endoscopia digestiva alta é um exame no qual o médico se utiliza de um tubo flexível que contém em sua extremidade final: uma câmera, fonte de luz, água, ar e canal para coleta de biópsia. Após a insuflação de ar, o tubo é introduzido pela boca, guiado pelas mãos do médico endoscopista, para a detalhada análise do esôfago, estômago e duodeno através de um monitor.
Para que serve o exame?
A endoscopia digestiva alta serve para detectar diversas doenças do esôfago, estômago e duodeno, como: gastrites, doença do refluxo gastroesofágico, infecções por vírus, bactérias (Helicobacter pylori, Mycobacterium tuberculosis, etc.), fungos, úlceras, tumores, sangramentos, obstruções dos órgãos, fístulas, entre outras afecções. Muitas das vezes, as doenças dos órgãos analisados estão relacionadas com os seguintes sintomas: dor no peito, dificuldade para engolir, sensação de queimação no peito, refluxo até a boca, azia, empachamento, dor no estômago ou na barriga, enjoos, vômitos. Além de detectar doenças, o exame serve para tratar algumas outras doenças, como úlceras, varizes, estenoses, obesidade, doença do refluxo gastroesofágico, tumores e, também, serve para a coleta de materiais (biópsia, citologia), quando necessário.
EXAMES DIFERENCIAIS
Ultrassom Endoscópico Alto e Baixo (Ecoendoscopia) e Colangiopancreatografia Ecoguiada
Similar ao exame de endoscopia, contudo, o aparelho é acoplado a um ultrassom em sua extremidade para avaliar alguns órgãos, como: esôfago, estômago, duodeno, vias biliares, pâncreas e intestinos.
Para que serve o exame?
O exame tem como objetivo a detecção de lesões abaixo do epitélio do órgão, algo que a endoscopia e colonoscopia não são capazes. Logo, tumores, cistos, nódulos poderão ser estudados por meio de biópsias e até ressecados, sem necessidade de cirurgia. Também serve para controle de dor em algumas doenças que acometem os nervos, quando o médico se utiliza do exame para lesionar os mesmos para controlar a dor.
Cápsula Endoscópica
Consiste na ingestão de um comprimido descartável que contém câmeras que registram fotos de todos os órgãos do nosso trato digestório. O mesmo é ingerido com um copo de água e eliminado pelas fezes. As imagens ficam gravadas em um aparelho sem fio acoplado na cintura e são analisadas pelo médico em um computador.
Para que serve o exame?
O exame tem como objetivo a detecção de lesões em todos os órgãos pelos quais a cápsula percorre. A saber: esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso. Sua função principal é detectar as principais doenças, sejam tumores ou vasos sangrantes, das regiões as quais a endoscopia e colonoscopia não conseguem percorrer.
Manometria Anorretal
A manometria anorretal é um exame que tem por finalidade, o estudo da região anal, com a mensuração das suas pressões. É um exame seguro e tem duração média de 20 a 30 minutos.
Para que serve o exame?
É útil porque fornece informações que irão orientar o médico no tratamento de pacientes que sofrem de constipação intestinal, incontinência fecal, fissura anal e pré e pós-operatório de doenças orificiais (hemorroidas, fissuras etc.).
Manometria do Esôfago
A manometria do esôfago é um exame que analisa o funcionamento do esôfago e suas válvulas (esfíncteres inferior e superior). Consiste de uma sonda flexível que detém sensores que analisam a pressão e funcionamento do órgão. Os dados são enviados a um computador para a análise por um médico.
Para que serve o exame?
É útil para o estudo complementar da doença do refluxo gastroesofágico, posicionamento da sonda de pHmetria nas 24h, na avaliação pré-operatória da cirurgia antirefluxo, detectar doenças motoras do esôfago como espasmo esofagiano difuso e esôfago em quebra nozes e estudo da dor torácica de origem não cardíaca e distúrbios da deglutição (entalos e engasgos).pHmetria do Esôfago de 24 horas
A pHmetria do esôfago é um exame que detecta a quantidade de refluxo ácido que o esôfago recebe no período de 24 horas. Consiste de uma sonda flexível que detém sensores que detectam o pH ácido dos líquidos que são originados do estômago.
Para que serve o exame?
É útil para detectar a doença do refluxo gastroesofágico, sendo considerado o exame mais adequado para detectar esta doença.
Teste Respiratório do Hidrogênio Expirado para Intolerância a Carboidratos (Lactose, Sacarose e Frutose)
É um exame que utiliza a medida do hidrogênio na respiração para diagnosticar várias condições que originam sintomas digestivos, como dor abdominal, estufamento, flatulência e diarreia. Consiste em detectar o hidrogênio exalado pelos pulmões que se forma a partir da fermentação dos açúcares que não foram absorvidos pelo intestino. Essa não absorção pode ocorrer devido à deficiência de algumas enzimas, no caso do leite, a lactase. O açúcar não digerido (lactose do leite, frutose das frutas e sacarose do açúcar comum) passa para um segmento do intestino, chamado de grosso, onde a ação de bactérias causa o desprendimento de hidrogênio, que é absorvido pelas paredes do intestino, dissolvido no sangue e eliminado pelos pulmões. Uma concentração aumentada do hidrogênio expirado, após a ingestão de uma dose padrão do açúcar estudado, caracteriza uma má absorção ou intolerância. É considerado o melhor exame para o diagnóstico de intolerância à lactose, pois além de apresentar grande sensibilidade e especificidade, é um exame não invasivo