IRISINA – O HÔRMONIO DA CINESIA MUSCULAR
O Brasil atualmente é o 5º país mais sedentário do mundo e lidera o ranking na América do Sul Organização Mundial da Saúde.
Uma pesquisa do Ministério da Saúde indica que 53% da população brasileira estão com excesso de peso e 45,8% praticam uma atividade física insuficiente. O Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) define sedentarismo como uma prática de atividades físicas leves inferior a 150 minutos por semana, de acordo com as recomendações atuais, para a população entre 18 e 60 anos.
A não prática de atividades físicas demonstra um grande fator de causa para as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como a Obesidade, Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica, Infarto do miocárdio, Acidente Vascular Cerebral (A.V.C.), Demências, alguns tipos de Câncer e várias afecções em âmbito nutroendocrinometabólicas.
Os músculos esqueléticos que realizam a contração voluntária são órgãos endócrinos, ou seja, ao exercitar-se são capazes de liberar na corrente sanguínea as chamadas miocinas fatores endócrinos derivados da contração muscular.
A Irisina à principal miocina estudada, tem o papel muito importante na obesidade e na Diabetes Tipo 2, estimulando a produção UCP-1(proteína desclopadora) que induz a transformação do Tecido Adiposo(gordura) branco em Tecido Adiposo Marrom, estimulando a termogênese e a regulação da resistência insulínica. Outrossim, a regulação das interleucinas pro-inflamatórias produzidas no Tecido Adiposo branco, são substâncias que podem ser o gatilho para várias doenças. Diariamente à literatura Científica nos denota, que os nossos genes são modulados pelos os nossos hábitos realizados no cotidiano (Epigenética).
O desígnio deste tema é demonstrar que nos dias atuais à medicina tem à capacidade de demonstrar que o Músculo Esquelético não é só um órgão estrutural e sim um órgão que maestra à nossa saúde. A literatura Médica ainda é desprovida, de dominío, de todos os benefícios da Irisina nos seres humanos. Identificar qual a melhor modalidade de exercício, intensidade, periodicidade para modulação da Irisina, talvez, seja o próximo passo da ciência para o nosso benefício de uma longevidade saudável e Performance esportiva.
Algumas dicas para você implementar seu Projeto Start em 2020:
• Conduzir à nossa saúde de forma periódica e preventiva.
• Nutrir-se adequadamente.
• Praticar atividade física mais que 150 minutos por semana de uma intensidade modera.
• Se optar por performance esportiva, nunca esquecer que a saúde funcional é o primeiro aprimoramento dos seus resultados.
• Sono reparador de rotina.
• Procurar um profissional especializado na área de atuação esportiva, para que tudo aconteça com eficiência e saúde.
• Importante entender que não existem Remédios ou Nutracêuticos milagrosos, e sim, hábitos saudáveis.